quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tão perto e tão distante...


A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas realiza hoje a 2ªConferência sobre Enoturismo; não poderei comparecer mas, divulgo a iniciativa. E aproveito para falar sobre este tema:
A definição de Enoturismo segundo Simões( 2008) do Instituto Politécnico de Coimbra é "o conjunto de atividades associadas à visita a empresas vitivinícolas,  visita a museus e outros
 estabelecimentos ligados ao sector, participação em eventos ou centros de interesses vitivinícola                                                  tendo como
 objectivo principal e mais frequente o conhecimento e a prova  dos vinhos da região visitada".

Tal prática é muito comum em Portugal, em diversas regiões onde se produz os melhores e 
mais famosos  e deliciosos vinhos. No Brasil, esta prática tem sido difundida pela CVC com
 roteiros de 8 dias no sul do Brasil, no Vale dos Vinhedos.
Por aqui pelo Nordeste, a região do Vale do Médio São Francisco, leia-se   Casa Nova e Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco.
Será que tem roteiros para lá? Quem souber me avise, porque é  uma iniciativa  muito criativa e já não era sem tempo de se conhecer o que o Nordeste tem em matéria de enotorismo.                             

4 comentários:

  1. http://www.sje.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1783:economia-vale-busca-estrutura-para-o-enoturismo&catid=1:latest-news&Itemid=50

    ResponderExcluir
  2. Valha... eu tinha feito 2 comentários. Olha o que esse Edgar faz eu fazer KKKKKKKKK....

    Era falando q eu já morei 04 anos em petrolina e que ainda vou voltar...
    E que tenho muitos amigos por lá...
    E qd eu tiver uma resposta mais concreta sobre o enoturismo eu posto aqui p vc.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. sim eu vou ver com uns amigos q estão em Petrolina...e posto p vc.
    Bjão.

    ResponderExcluir