terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dia da Bossa Nova

Hoje é dia de Tom Jobim, se vivo fosse faria 84 anos.
Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o nosso inesquecível Tom Jobim, nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Precursor da Bossa Nova, Tom era arranjador, compositor, maestro, pianista, violoncelista, e, um dos melhores compositores mundiais, aclamado e respeitado pelos críticos musicais de todo o mundo.
Insensatez
Tom Jobim e Vinícius de Morais

... "Vai meu coração ouve a razão
Usa só sinceridade
Quem semeia vento, diz a razão                 
Colhe sempre tempestade
Vai, meu coração pede perdão
Perdão apaixonado
Vai porque quem não
Pede perdão
Não é nunca perdoado


Hoje tem festa no céu e no coração da gente! Lembrar de Tom Jobim, é lembrar de amor, de paixão, de romance, de tesão, do Brasil. Certa feita, estava eu na Europa quando eu ouço a sua voz em um quarto de hotel, em meio a um frio de 8 graus negativos,e, eu choro de emoção e de orgulho de ter nascido no país de Tom.

No Rio de Janeiro, será comemorado daqui a pouco e pela primeira  vez a na Fundação Casa Rui Barbosa, em uma mesa redonda  para discutir esse dia. Interação Harmônica, Melódica e Rítmica com o Samba, o encontro discutirá a fonte maior de inspiração da bossa nova, o samba. Com mediação da cantora e compositora Joyce, o debate terá a participação do violonista e compositor Roberto Menescal, um dos principais nomes da bossa nova, o gaitista e compositor Rildo Hora, o escritor e jornalista Ruy Castro, autor de vários livros sobre o movimento, e o crítico musical Tárik de Souza.
“É a primeira vez que estamos comemorando a data”, diz a produtora cultural Solange Kafuri, responsável pelo evento e pela iniciativa de instituir o Dia da Bossa Nova, por meio de uma proposta encaminhada há três anos ao deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ). 

“A bossa nova surgiu do samba tradicional, com sofisticações harmônicas e melódicas”, lembra Solange Kafuri, ao justificar a escolha da relação do gênero com o samba como tema do primeiro encontro para festejar a data. “Houve também, é claro, a influência do jazz, a partir do momento em que as harmonias, as melodias e a forma de tocar o violão se tornaram mais 
sofisticadas”, acrescenta.

Nada melhor do que a voz de João Gilberto para mais um vídeo em homenagem ao Tom. Chega de Saudade, foi composta por Tom Jobim e Vinícius de Morais, mas, a interpretação de João Gilberto acompanhado pelo piano do Tom, é linda demais! Saudades, pode parar! Você tá sempre em nosso coração Tom!
Abenção Tom Jobim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário