sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ainda sobre a tragédia (Deu na Carta Capital)


Na revista on line Carta Capital, um texto da Aspásia Camargo   me chamou atenção e repasso para reflexão:
"O pesadelo retorna, e redobrado, com as chuvas de verão. Sempre as mesmas desgraças. E tratadas com a mesma negligência. Em geral, existe um grande interesse pelas vítimas e suas perdas e nenhuma atenção às causas de tais calamidades. Mas agora parece que a opinião pública acordou de seu longo torpor e começa a se interessar por uma solução mais racional e adequada. Vamos ter que levar a sério o aumento de frequência e intensificação das chuvas, provocado pelas mudanças climáticas.
As recomendações da Conferência das Partes da ONU são claras: aplicar o princípio da “mitigação” para eliminar as causas do aquecimento global; e o da “adaptação” para fortalecer a proteção física das áreas vulneráveis, já identificadas pelo meteorologista Carlos Nobre. Tese de mestrado defendida na UFF pela médica bombeira Edna Maria de Queiroz revela que 60% das catástrofes naturais são de origem hídrica – enchentes e deslizamentos -, mas até agora nada fizemos para planejar ações de controle e prevenção nas bacias hidrográficas, evitando o assoreamento e protegendo as matas ciliares dos rios.
A urbe se expandiu aprisionando e desprezando a natureza – precisamos nos reconciliar com ela. As cidades sustentáveis são hoje parte de uma nova agenda civilizatória, exigindo mais segurança, melhor circulação, menos desperdício e mais qualidade de vida. A impermeabilização do solo tem efeitos nefastos que podem ser mitigados com a multiplicação das áreas verdes e garantia de vegetação nas encostas."(http://www.cartacapital.com.br/sociedade/menos-demagogia-para-alcancar-as-causas-do-desastre)

Só lembrando: 

Sou somente uma turismóloga educadora que trabalhou por muito tempo em projetos

 educacionais ambientais. Sempre eu disse e repito, os impactos negativos causados pelo 

turismo a cada dia que passa muitas vezes não terão o equilíbrio de medidas mitigadoras.

A natureza está dando a sua resposta. Precisamos prestar atenção aos Sinais.

Um comentário:

  1. Independente da profissão eu acho que todos devem ter uma educação ambiental... Eu também já trabalhei em projetos ambientais, no 3o setor, com adolescentes.
    E os sinais são muitos. Em pleno inverno a neve derete causando inundações nos rios da Alemanha.

    ResponderExcluir