terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ano Novo...Turismo Velho

Meu caro amigo Tiago, Bacharel em Turismo, especialista em Ecoturismo e mestrando em Geografia pela UFC,  escreveu no Jornal O Povo, sua opinião e eu compartilho em meu blog:

"Ano novo... Turismo velho

Fonte:  O POVO Online/OPOVO/Opinião /08.01.2011| 01:30


A cabrunhada nos ministérios que o País possui, a Presidência da República teima em não levar a sério o Ministério do Turismo. Reflexo do imaginário nacional, pois, da mesma forma que acontece com os governantes, se tem o turismo que se merece. Já se sabe sobre as potencialidades do país do futebol, de povo diverso o qual vive em lugar exuberante. Mas tendo-se no horizonte as Olimpíadas e a Copa do Mundo algo começa a preocupar.
O que dizer do novo ministro do turismo Pedro Novais? O mais que se sabe dele,é sobre sua eficiência em elaborar projetos irrelevantes e de frequentemente faltar sessões no Congresso, fora seus gastos em farras dionisíacas, como se pode ver nas recentes notícias. Além disso, o que é perigoso para a atividade é o fato de ele não ter proximidade com a pasta a qual está assumindo.

Outros ministérios, notadamente, são assumidos por políticos especialistas da área no qual atuam. Assim, por vezes, acontece com o Ministério da Saúde, do Meio Ambiente, da Educação... Já o Ministério do Turismo parece lugar de figuras folclóricas, a exemplo de Marta Suplicy e do mais recente ministro. E olha que são muitos os profissionais no Brasil capazes de pensar a atividade turística de maneira séria. Turismólogos, geógrafos e outros, os quais não só conhecem as técnicas e tecnologias adequadas ao desenvolvimento da atividade como compreendem todo o imaginário que envolve o turista.

O turismo no Brasil ainda é deixado às baratas, via falta de seriedade para com seu ministério. É desenvolvido com dificuldade nos estados que reconhecem seu potencial econômico, cultural e ambiental. Contudo, no País, ainda vive de programas efêmeros elaborados à custa do povo e das convidativas belezas naturais e culturais que atraem turistas quase que espontaneamente.

Ano novo, porém o turismo é velho, assim como a politicagem que permeia o ministério. Continua subjugado às mãos de quem pouco ou nada dele compreende: políticos de profissão, no máximo turistas de plantão."

Tiago Vieira Cavalcante

Bacharel em Turismo, especialista em Ecoturismo e mestrando em Geografia pela UFC
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário