quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Padeiro, onde anda sua cesta de pães?

Esta noite, ao chegar em casa, deparei-me com algo que me chamou a atenção. Uma cesta de padeiro, (aquela que com certeza algum leitor já viu em sua infância, sendo levada por um senhor em uma bicicleta) jogada no lixo. Então, não resisti, e fotografei!  Ao ver isso, eu fui tomada por uma melancolia, uma saudade em que a gente comprava pão dos padeiros na rua lá de casa, no Rio e aqui também, algumas décadas atrás,tão distante... É sabido que o pão faz parte da alimentação humana há milhares de anos a.C. Os egípcio foram os primeiros povos que utilizaram fornos para assar pães. O Brasil só conheceu o pão no século XIX, conforme Gilberto Freire. Antes disso se consumia o beiju, ou tapioca como é conhecida no Ceará.
Eu fui pesquisar e achei que a padroeira dos padeiros, é Santa Isabel, não aquela prima de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, mas, uma outra, que tem seu dia comemorado em 8 de julho, o mesmo do dia da Santa.
Mas, diz a história que houve em 1333, em Portugal uma fome terrível,nem os ricos foram poupados. D.Isabel, uma rainha virtuosa, casada com o Rei D Diniz, empenhou suas jóias e mandou vir trigo de lugares distantes, para abastecer o celeiro real, mantendo, dessa forma, seu costume de distribuir pães aos pobres durante a crise  . Num desses dias de distribuição, apareceu inesperadamente o rei. Temendo a censura, ela escondeu os pães no regaço. O rei percebeu o gesto e perguntou surpreso: 
- Que tendes em seu regaço? A rainha, erguendo o pensamento ao Senhor, disse em voz trêmula:
- São rosas, senhor.
O rei replicou:
- Rosas em janeiro? Deixai que as veja e aspire seu perfume.
Santa Isabel abriu os braços e no chão, para pasmo geral, caíram rosas frescas, perfumadas, as mais belas até então vistas.
O rei Diniz não se conteve e beijou as mãos da esposa, retirando-se enquanto os pobres gritavam: Milagre, milagre!!! 
Mas, sabedora agora da origem da padroeira dos padeiros, vou pedir a ela, que proteja aqueles que ainda andam por ai; a levarem a cesta entupida de pães frescos e caseiros, a tocar a buzina ou a chamar:Olha o padeiroooo!!!!!!!!!!
Como este aí de cima, que me apropriei desta foto do blog viagem ao mundo dos sonhos, muito bonita a imagem, que me chamou a atenção, principalmente pela cesta,e, claro pela cornetinha-buzina! 
Mas, eu fico aqui do meu Ducado a pensar, e , me pergunto: por onde andará o dono daquela cesta jogado ao lixo? Desejo, sinceramente, que ele tenha montado uma padaria e que seus pães continuem gostosos! Com as bençãos e proteção de Santa Isabel!



Fontes: Moiho SUl Mineiro, Blog Viagem ao mundo dos Sonhos, Google imagens, SIndipan

Nenhum comentário:

Postar um comentário