terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Deu no Blog do Macario


"Conpam já formou 5.276 educadores ambientais

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) fechou o ano de 2010 totalizando a capacitação de 5.276 educadores ambientais e atingindo mais de cem municípios do Interior cearense. Os cursos, que tiveram início em 2007, destinam-se a professores da rede municipal/estadual de ensino do Estado do Ceará. Os cursos são da responsabilidade da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social, comandada pela técnica Rita Bezerra. Ela destacou que o primeiro curso realizou-se, em Fortaleza, quando foram formados 100 educadores ambientais e estes ficaram "com a incumbência de transmitir os ensinamos 'in loco' a novos professores contando com material didático e assessoria técnica fornecidos pelo Conpam".
Ainda conforme o balanço, no projeto Mata Branca (destinado a preservar a caatinga) foram realizados cursos, durante o ano de 2010, atingindo diferentes segmentos da sociedade, com a formação de 749 agentes ambientais em diferentes setores. Sobre mudanças climáticas realizou-se oficinas capacitando 200 pessoas; sobre sistema de comando e formação de brigadas contra incêndios capacitou-se 187; 60 obtiveram qualificação em gestão ambiental, legislação e licenciamento; 53 sobre utilização de espécies de caatingas; 101 foram formados em sistema agro florestal para instalação de viveiros e produção de mudas e, finalmente, 108 agentes estão capacitados em gestão florestal. Também, em parceria com a Semace foram capacitados 1.125 agentes ambientais em todo o Estado."
Espero que no ano de 2011, haja muito mais, pois, como educadora ambiental que sou, reconheço a importância do professor ambientalmente educado, ele é o reprodutor e facilitador para os ensinamentos adquiridos, em sala de aula e fora dela. Somos os agentes multiplicadores para educar socioambientalmente e temos que repassar os conhecimentos adquiridos na nossa formação, com isso, podemos participar efetivamente da melhoria da qualidade de vida de nossos alunos e da comunidade que atuamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário