segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Caminhos de Ferro no Brasil

Cópia da Ação da Imperal Companhia de Navegação a Vapor
da Estrada de Ferro de Petrópolis. 

Região da E.F. Mauá, já na época da Estrada de Ferro Leopoldina,
com a Serra dos Órgãos ao fundo. Foto da Coleção de Alfredo Ferreira Rodrigues, de Pelotas-RS.
O dia de hoje, marca um momento especial no tema ferrovias. Em 1852, no dia 29 de agosto, na pequena Fragoso, RJ, foram inaugurados os trabalhos da construção da ferrovia, com a presença do Imperador e outras autoridades. Um marco nos caminhos de ferro do Brasil. A Viação Férrea,  começou a ser concretizada no Brasil quando Irineu Evangelista de Souza (1813 – 1889), o Barão de Mauá, recebeu em 1852, o privilégio do Governo Imperial para a construção de uma linha férrea entre a Praia da Estrela, fundo da Baía de Guanabara e a localidade de Fragoso, próxima à Raiz da Serra de Petrópolis.
 Sua importância teria sido muito grande como catalisadora de outras iniciativas que iriam surgir. Porém, alguns, como Nascimento Brito, vêem com certa reserva a importância creditada ao Barão de Mauá a respeito do desenvolvimento das estradas de ferro do Brasil. Alguns autores, dizem que houve até interesse político nesta iniciativa de Mauá.
Aqui pelo  Ceará, a ferrovia surge em 1870, por um acordo assinado entre o Senador Tomaz Pompeu de Souza Brasil (Senador Pompeu), o bacharel Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), o coronel Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), o negociante inglês Henrique Brocklehurst e o engenheiro civil José Pompeu de Albuquerque Cavalcante.
O objetivo era construir uma ferrovia ligando a Capital do estado até a Vila de Pacatuba, tendo um ramal até Maranguape. O empreendimento visava o escoamento da produção serrana para o porto de Fortaleza.
Máquina na Estação Ferroviária de Baturité-CE
A Companhia Cearense da Via-Férrea de Baturité foi constituída a 25 de julho de 1870, o contrato assinado para a construção foi assinado entre a Companhia e o Governo Provincial do Ceará. Após o contrato, passou a denominar-se “Estrada de ferro de Baturité”, pois, agora, tinha como ponto final à cidade de Baturité, produtora de café.
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Mapa das linhas ferroviárias no Ceará-Museu Ferroviário- Baturité/CE
(Foto de Célia Augusta)


Para lembrar:
Há 180 anos, em 1824, rodava a primeira locomotiva a vapor das Américas, que foi construída para demonstrar a viabilidade da tração a vapor por Coronel John Stevens, para fazer circular em sua propriedade situada em Hoboken, Nova Jersey.
 A primeira ferrovia da América do Sul viria a ser  inaugurada no Peru, em 1851, em um trecho de 14 quilômetros entre Lima e Calero.
No Chile, a ferrovia chegou um pouco antes do Brasil, teve sua construção iniciada em 1849 e inaugurada em 1852.

Fontes: ANPFB, CNF,Trilhos do Nordeste.

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