sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Identidade Artesanal




A Feirart é uma excelente oportunidade de realização de negócios para os artesãos, individualmente ou em seus grupos produtivos. Além da exposição e venda do artesanato, oferece ao público uma programação cultural que inclui shows com grupos musicais, além de barracas de comidas típicas e serviço de cafeteria da Escola de Vida Sabor e Arte. Desde ontem dia 04, está aberta mais uma Feirart, fica lá no espaço do quadrilátero entre Santos Dumont, Costa Barros, Monsenhor Bruno e Carlos Vasconcelos, na Praça Luíza Távora( local onde se localizava o Palácio do Plácido).


Artesanato do Ceará-Série Bordados(Foto de Célia Augusta)

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária, Amanaci Diógenes, a Feirart é um evento estratégico do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato Cearense, conduzido pela STDS e priorizado pela Primeira Dama. O objetivo é fortalecer o setor, promovendo a ampliação das oportunidades de comercialização e capacitação para os artesãos pertencentes a grupos produtivos e entidades artesanais do Estado. E agora a STDS lança o projeto Identidade Artesanal, que, entre outros benefícios, vai facilitar a comercialização dos produtos artesanais e garantir isenção de impostos dentro do Estado, de pessoa física para pessoa física.


A STDS/CEART também tem investido na capacitação dos artesãos, tanto nos municípios com a vocação artesanal, como na capital, através do Núcleo de Capacitação Permanente do Artesão, localizado na Praça Luiza Távora. Em parceria com os cursos de Design, Moda e Arquitetura das Universidades, o Núcleo desenvolve programa de treinamento em novas tipologias,design, acabamento, comercialização e outros temas que contribuem para o a perfeiçoamento e qualificação profissional.


“Dentre as vocações produtivas cearenses, o artesanato tem elevado potencial de geração de trabalho e renda, além de promover a inserção da mulher e do jovem no setor produtivo e comercial, estimulando práticas do associativismo e fixando o artesão em seu lugar de origem. As matérias-primas utilizadas pelos artesãos são recursos naturais comumente encontradas na própria localidade. Muitas pessoas iniciam na atividade de produção artesanal aproveitando ideias bem concebidas, mas em geral têm o seu conhecimento herdado de seus antepassados ou de técnicas repassadas por instituições de fomento, cujas peças artesanais desenvolvidas, são facilmente absorvidas pelo mercado consumidor local, nacional e internacional”, diz Amanaci.

Aproveite e vá conhecer mais sobre a diversidade do artesanato cearense. A Feirart, funciona das 17h às 22hr, e  prossegue até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário