sábado, 6 de agosto de 2011

Porque hoje é sábado

Você vai ao mercado, feiras, supermercados aos sábados?
Se vai, então me entenderá quando eu falar de um lugar que considero um dos mais bonitos e interessantes mercados populares que conheço. Mas, no Ceará, em Fortaleza, ir ao Mercado São Sebastião aos sábados é uma passeio muito interessante entre cheiros, sabores e cores. Pois foi isso que fiz hoje pela manhã. De chapéu na cabeça, máquina na mão, fui visitar o mercado que resiste e se incorpora no cotidiano das pessoas que transitam nas  Ruas Meton de Alencar, Teresa Cristina, Clarindo de Queiroz, Padre Ibiapina,Padre Mororó. O São  Sebastião concentra uma diversidade de produtos de todos os tipos, gêneros, gostos, sabores, cores, feitios e origens. Andei em busca de detalhes, para começar minha pesquisa, escolhi alguns locais, dentre os mais de 400 quiosques e em torno de 30 lanchonetes, para aos poucos ir montando meu mosaico de imagens e unir aos depoimentos que tomarei, pois lá é o cenário de minha pesquisa.
Vista de um dos estacionamentos do Mercado São Sebastião-(Foto de Célia Augusta)
Andei no entorno, já passavam das 10h não havia muitas pessoas, mas, ainda era congestionado o trânsito por lá.Nesta foto pode-se ver o detalhe ao fundo do estacionamento aberto, pois o mercado possui 3, sendo 1 interno, além de um para carga e descarga de caminhões.
                                              Setor de frutas, legumes, um dos corredores(Foto de Célia Augusta)
Tem pra todos os gostos, comprei pimentões vermelhos vindos da serra, segundo seu Chico:"bom e barato, melhor do que aqueles dos supermercados". Tem razão seu Chico, tem diferença sim, e muita. Me encantei passear pelo Mercado São Sebastião.
Graviolas-Série Mercados( Foto de Célia Augusta)
Furtas da estação, vi até caju, uma delícia! Graviolas bonitas e baratas. Cajá, manga, tomates, beringelas, cebolas, feijão de tipos variados, ervas e especiarias, queijos, doces,comidas regionais, peixes, carnes, artesanatos, utensílios domésticos, plantas, sem contar artigos para festas, e, ainda um birô que se você quiser, poderá deixar suas fotos para baixar e imprimir, a partir de um real cada foto no tamanho padrão. Tem locais para concerto de relógios e celulares. Você poderá achar, mesas, cadeiras e banquinhos. Panelas, louças, alumínio, madeira, cerâmicas, ferro, de tudo um pouco o Mercado possui.
Corredor de vendas de utilidades de cozinha(Foto de Célia Augusta)
 Os locais de lanches e almoços, estão localizados na parte inferior , para o lado do SESC na Rua Clarindo de Queiroz. E, o que continua a ser uma característica que considero incrível é um tipo de prato fundo. Na verdade é uma bacia pequena, onde é servido o almoço em alguns quiosques.
Vi pela primeira vez aqui no Ceará, no Mercado São José, há 50 anos atrás.O tempo e alguns outros mercados que visitei passaram,e, eis que ao voltar ao São Sebastião, lá estava a bacia-prato. Uma imagem que por educação, achei melhor não fotografar, pois não quis incomodar o cidadão que consumia o seu almoço. Fica na memória da gente, isso é que importa.
Local de grande diversidade de especiarias e ervas(Foto de Célia Augusta)

Acessibilidade(Foto de Célia Augusta)
A história do Mercado São Sebastião se confunde com a história de Fortaleza "das antigas" como fala o Dimitri do JP. Na década de 30, do século XX, o antigo mercado de ferro foi retirado do entorno da Praça Valdemar Falcão e dividido em 2, sendo uma parte transferida para a Rua Nogueira Acioly, na Praia de Iracema, hoje chamado Mercado dos Pinhões, que abriga espaço cultural também. E a outra parte,  foi para a Praça Paula Pessoa. Como o movimento do mercado era muito grande, o espaço foi ficando pequeno, desmontado mais uma vez a parte de ferro segue para Aerolândia, e lá permanece até hoje. E o Mercado São Sebastião, ganha uma roupagem nova, desta feita em alvenaria contando com 4 blocos, já no fim da década . Nos anos 60, ele funcionava na Av Duque de Caxias. Com as mudanças na cidade, troca de lugar com a Praça Paula Pessoa. Nesse período, sempre foi um mercado para todos. O projeto de 1997, trouxe melhores condições para os frequentadores. Tendo farmácias e loteria, faltando apenas caixa eletrônico para ser bem mais atual. A acessibilidade é visível, rampas em todos os acessos. Isso é muito bom! Eu gostei muito, evitei subir escadas, e melhor, tive uma excelente visão de toda a estrutura.
Passarela do São Sebastião-Série Mercados (Foto de Célia Augusta)
Porque hoje é sábado, deu para rever um espaço para todos, um local que mexe com o imaginário de cada um, um lugar com muitas pessoas que se dedicam há tempos ao atendimento ao cliente. Lugar de histórias, "causos", lembranças, novidades, movimento, vendas e compras, encontros e desencontros, descobertas, é pra ficar na memória e querer voltar de vez em quando!
Foto de Célia Augusta












Nenhum comentário:

Postar um comentário