quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ainda sobre as feiras

Algumas considerações sobre o Feirante:
Feirante é o profissional que trabalha nas feiras livres, que são espécies de aglomerações de comerciantes de produtos alimentícios e afins.
Feira de Baturité(Foto de Célia Augusta)

As feiras, geralmente, acontecem nas ruas, em dias específicos e oferecem aos consumidores frutas, legumes, verduras, carnes e peixes frescos, barracas de alimentos prontos, como pastéis, além de outros tipos de produtos para o lar, bijuterias e até mesmo roupas.
O feirante tem a responsabilidade de levar às suas barracas somente produtos de boa qualidade e procedência, além de sempre oferecer à sua clientela bons preços e ótimo atendimento.
Quais as características desejáveis para ser um feirante?
O feirante deve ser uma pessoa que preza pela qualidade de seus produtos e pelo bem estar de seus clientes.
Carisma
Responsabilidade
Capacidade de observação
Capacidade de organização
Boa dicção
Facilidade de lidar com as pessoas
Capacidade de conquistar seus clientes
Qual a formação necessária para ser um feirante?
Não existe formação necessária para ser um feirante, por se tratar de uma profissão do mercado informal. Geralmente, os feirantes trabalham por conta própria, ou associados com outros profissionais.
É interessante que esse profissional entenda dos alimentos que vende, portanto, existem cursos e workshops que pode participar que ampliarão seus conhecimentos e ajudarão a conquistar melhor a clientela.
Para se tornar um feirante é necessário ter os materiais, os fornecedores e conseguir um aval dos órgãos e associações responsáveis, registrar-se e realizar pagamento para a prefeitura da cidade, que varia de acordo com a região, mas na maioria das vezes é mensal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário