sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE

Olá a todos!
Quero me desculpar aos colegas e alunos por ontem não ter postado algo sobre o dia do estudante, e, apenas sobre o advogado. Explico: Não deu tempo, eu também sou estudante. Com sabem eu sou sozinha no desenvolver desse post, portanto, como estou em um encontro na UFC, e ainda tinha um lançamento de livro para ir, realmente não deu tempo eu escrever para vcs. Mea culpa!
Mas, falar em estudante, é falar de mim e de milhares que existem por este Cearasinhozão!Um momento de muitas reflexões. E hoje com tantas mudanças, o feriado foi transferido para o dia 12, sendo assim, hoje é dia de comemoração ao estudante! Viva!
O dia do estudante, coincide com o dia da criação dos cursos de direito, pois foi criado no mesmo dia, sendo 100 anos depois, em 1927.Portanto, os advogados e estudantes têm a mesma data em agosto, dia 11. De acordo com o site Brasil Escola, Celso Gand Ley, que eu não consegui achar informações detalhadas sobre ele, apenas que no centenário da abertura dos ensinos superiores em direito no Brasil, ele teve a brilhante idéias de indicar essa data para comemoração ao dia do estudante.
A propósito, vou pesquisar mais sobre ele.
Hoje estou estudante ainda, na verdade, professor é sempre estudante e estudioso. E no Brasil, é que nós precisamos mesmo continuar sempre estudando para darmos uma melhor formação aos nossos queridos alunos.
Tenho sempre em meu coração a certeza de que aqueles aos quais eu fui professora, orientadora, formadora, facilitadora, serão brilhantes profissionais, pois desejo sempre o melhor para eles.
O contador de histórias, Fernando Danneman, diz "é sabido que em países mais adiantados os alunos, em sua grande maioria, estudam durante o dia e não trabalham. Mas no Brasil, infelizmente, quase metade dos estudantes frequenta os cursos noturnos não porque seja essa a vontade de cada um deles, mas sim por necessidade", eu concordo com ele, pois em muitos cursos que dei à noite, eu via o quanto era difícil vários alunos irem assistir minhas aulas, as vezes até cochilavam em determinado momento, e ali, ao vê-los assim, cansados, mas, presentes, tentando se profissionalizar, conquistar um melhor salário, eu ficava orgulhosa deles, e agradecia muito a Deus por ter-me colocado em seus caminhos.
Hoje, quero falar de uma jovem estudante, recém aprovada no curso de Letras,através do ENEM, estava lá ao meu lado, num encontro internacional sobre multidiciplinaridade na educação, filosofia, história e literatura. É pra ela que dentre os diversos estudantes que conheci e conheço, alguns colegas de cursos, eu homenageio a todos os estudantes do Brasil.Com apenas alguns dias de início de suas aulas, Karine, conquistou minha atenção, pela seu interesse, sua inteligência, e, sei, que como inúmeros estudantes anônimos por esse país, ela agora está no lugar merecido dignamente. Muitos dos jovens com a idade dela, estão fora de sala de aula, desistiram ou adiaram o sonho de conquistarem um curso universitário. Mas, eu insisto em acreditar que a gente vai aos poucos diminuir esse número que nos deixa tão distante dos outros países. 
Karine, hoje, que tem a idade de meu neto mais velho, com certeza deve está mais atenta, conhecedora de outras eras, de mais informações, mas, acima de tudo, sabedora da responsabilidade que à espera.
É para ela que dedico minha homenagem aos estudantes do Brasil. Sabemos que não é fácil ser estudante em nosso país, mas, sabemos principalmente que como professores temos de cumprir devidamente a missão a nós conferida, pois formar é uma árdua missão, mas, é gratificante. Por isso que exigimos respeito, dignidade e oportunidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário