quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aos advogados nossa homenagem!


"O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. 
Advogar é uma das opções do bacharel em Direito. A outra é a carreira Jurídica. O advogado pode defender interesses de pessoas ou de instituições, privadas ou públicas. Pode especializar-se em Direito Administrativo, Civil, Comercial, da Criança e do Adolescente, Ambiental, Internacional, Penal ou Criminal, Trabalhista ou Previdenciário e Tributário".
O dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil e é também o Dia do Advogado. Esse dia é também conhecido como o "Dia do Pendura", uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O dia é até hoje temido nos restaurantes, pois dizem que a tradição de comer sem pagar continuou a ser seguida... não sei se hoje os meus colegas advogados vão por aí nos restaurantes comemorar esta tradição, mas, se forem, é bom terem cuidado e se precaverem com um dinheirinho no bolso ou um cartão!
É uma profissão muito importante para a sociedade, e desde do século XIX, que existem os cursos que formam os bacharéis. Em 1827, foram criados os primeiros dois cursos no Brasil, um em São Paulo e ou outro no nordeste em Olinda(PE).
Para o estudante de turismo, na graduação ou bacharelado estuda a disciplina de direito turístico, legislação turística, tendo em vista que um turismólogo necessita se inteirar sobre legislação.
Pensando nisto é que em 2002, alguns professores advogados e especialistas na legisção criaram o Instituto Brasileiro de Ciências e de Direito do Turismo, tendo como objetivo preencher a ausência de material "doutrinário e da carências de pesquisas jurídicas" sobre legislação turística no Brasil. 
Abaixo segue o link que eu recomendo ao aluno que me segue ou meu amigo que queira saber mais sobre esse tema, o saber turístico tem isso, é feito de multidisciplinaridade pois somente assim se faz melhor os estudos turísticos do Brasil, e consequente melhor formação aos futuros turismólogos.
Parabéns aos colegas, amigos turísmólogos-advogados no dia de hoje!


Link do IBCDTUR: www.ibcdtur.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário