terça-feira, 10 de maio de 2011

Hoje é dia do Cozinheiro!

Dia do Cozinheiro

viva  O cOZINHEIRO, O cHEF, O APRENDIZ, O aUXILIAR DE cOZINHA!!!

Sou uma aprendiz de cozinheira, sou uma curiosa no mundo dos saberes e sabores...Hoje é dia de homenagear também aos cozinheiros, profissão ilustre, profissão maravilhosa! Eles são os alquimistas da culinária, esquecidos muitas vezes por conta do glamour das novas cozinhas, dos "chefs famosos", mas, qual deles não se orgulha de quando põe literalmente a mão na massa, cria gostos deliciosos, misturas inebriantes e conquistadoras. Como é bom, mexer os ingredientes na panela, sentir o cheiro, sentir a emoção 

Me apropio de uma citação do site portalSão Francisco.com, que fala da arte de cozinhar : " ela convoca simultaneamente a visão, o olfato, o paladar e o tato. Um prato pode ser uma obra de arte completa. O cozinheiro (culinarius) é pintor e escultor, mestre das cores e das formas fugidias. 
É diferente do teatro porque o palco, a mesa, é a platéia. Assemelha-se à música, pois quem prepara os alimentos é o maestro da harmonia. Com sete notas apenas e poucos  instrumentos são feitas as sinfonias de descobrir que aquele prato vai satisfazer a tantas pessoas ou até mesmo a uma só:você!"
Meus parabéns ao Pedro, o João, o Bruno, à Célia, Iara, Goreth, Albanisa, Toinnha, Francisca, Leo, Dalva, etc, etc, e tantos outros que fazem a arte do sabor!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário