sábado, 14 de maio de 2011

A semana da Abolição e os ternos ou Congadas pelo Brasil

Congado originou-se na África no país do Congo, inspirando-se no Cortejo aos Reis Congos que era uma expressão de agradecimento do povo aos seus governantes. Ao receber a colonização portuguesa, vários africanos foram trazidos para o Brasil para serem escravos e acabaram trazendo esta tradição e mesclando com a cultura local.
No Brasil o Congado é celebrado em várias localidades como Cametá/PA, no Espírito Santo,Bahia, Rio Grande do Sul, Armação de Itapocoroy/SC, Catalão/GO, Atibaia/ SP, Mogi das Cruzes/SP, Uberaba/MGe dentre outras.
Em Minas Gerais além da devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Há também a devoção da santa, conhecida como protetora do lar, Santa Efigênia.
Em Pirenópolis/GO, o congado faz parte da festa do Divino Espírito Santo, desde o início da festa em 1819. Em lambari as congadas começam dia 7 e vão ate o dia 14 de maio.

Congada em Uberaba(Foto do URA)
Têm forte influência dos grupos de congo de Minas Gerais. Os primeiros relatos sobre esta manifestação religiosa e cultural datam de 1876. Nessa época, grande parte da população negra ainda era escrava. Na primeira semana do mês de outubro, os negros eram liberados para manifestarem a sua fé na santa N.Srª do Rosário. Marcelo Mendonça, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) do Campus de Catalão, conta que isso era uma espécie de fachada para eles louvarem seus próprios deuses.
congadas catalo mariana5
Fonte:Jornal de Uberaba,  Wikipédia, FAC-UNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário