sexta-feira, 20 de maio de 2011

Agências de Viagens e sua manutenção no Trade. Viva Thomas Cook!

O Agente de Viagens Thomas Cook
(Foto Wikipedia)
Hoje, dando um passeio pelos blogs que sigo, li um post no blog do MB, que traz um tema interessante que de vez em quando me vem a cabeça, para discussão. "O ramo comercial de agência de viagens pode estar com os seus dias contados, porque as empresas aéreas não pagam mais a ela, pela venda de passagens, os conhecidos 10 % pelos serviços prestados." Quem afirma isso é o Sr Valmir Rosa Torres que é presidente da Turisforma-agência de turismo renomada em Fortaleza.
Se vivo fosse Thomas Cook*diria hoje: _Ora, nem só de companhias aéreas vive uma agência de viagem, vamos explorar outros meios de transportes, ou então, vamos explorar a excelência em serviços!
É verdade, não se pode negar a inteligência e criatividade de Mr Cook, na Inglaterra do século XIX, em fazer de um simples final de semana uma brilhante operação turística. Ora, se formos verificar e compararmos com o turismo organizado de nossos dias,veremos que se não temos alguns recursos e nem tempo para criarmos nossa viagem, por que não irmos ao nosso agente , aquele fiel e competente conselheiro que entende do assunto, estuda e se forma vezes em turismo,  hoje muito apropriado chamado de consultor de viagens...Dou um exemplo nítido de como é preciosa a colaboração de uma consultoria turística: Na minha última viagem que fiz ao KAriri, precisava de me deslocar de avião, e, isso todo mundo já sabe, pois o percurso por terra, apesar dos excelentes ônibus -leito, não consigo enfrentar ainda, posto que a estrada não ajuda e nem minhas pernas. Pois, eu que sou uma curiosa da net, procurei nos sites das empresas aéreas, apenas duas que fazem o trecho FOR/JDO**/FOR, e não achei um prêço que me atraía, e, sendo assim, fui em busca de ajuda: Meu amigo consultor de viagens! Pois não é que ele me conseguiu um precinho legal, e, principalmente lugar no vôo.
Produtos Turísticos Rurais (Foto de Turismo Criativo)
Mas, veja como é importante a agência de viagens na vida de um(a) turista, a estrutura de atendimento no local de origem do turista, o saber fazer!
A viagem propriamente dita, é viabilizada pelo deslocamento do turista, é certo, mas, o que eu destaco é a maneira de sermos tratados nas agências, o poder de persuação ,a educação, a sutileza com que nos oferecem os serviços, enfim, a excelência no atendimento. 
Sei que custa caro manter-se uma agência de turismo, até porque a minha experiência no trade me provou isso, mas, o que defendo, é; não é necessário uma agência-vitrine, o que defendo é o melhor para o cliente. E, isso, Cook, sem nenhuma experiência  conseguiu com sua brilhante idéia de organizar uma viagem, e, se tornou o precursor das viagens organizadas no mundo. 
O que provocou esse mal estar entre as transportadoras aéreas e agentes, foram as mudanças no mundo do turismo originados pelo o advento das agencias virtuais, as promoções diretas ao internauta, com as facilidades de um click, já estamos com o check- in pronto! Sem contar os problemas pós 11 de setembro de 2001.

E daí chegam as questões? Por quê não inovar? Por quê não ter criatividade?
Na administração de operações, se propaga algo que é pertinente expor aqui, a importância de um projeto, de um planejamento pode ser melhor percebida quando analisada em termos de prioridades competitivas para a organização. Em outras palavras: Criar-se outras alternativas, ouvir o funcionário, buscar novos caminhos, outras negociações, e, principalmente, ouvir o cliente.
Lembro que o destino turístico é um produto em oferta no mercado e deve estar em mudanças e inovações constantes, principalmente em função das novas exigências do turismo de hoje, onde o turista está cada vez mais exigente, e procura, acima de tudo, informação com consciência, ou seja, um produto turístico melhor elaborado.
Mas, retomo a questão do Agente de Viagens da Formatur, vendas de passagens cairem "drasticamente" isso já era esperando desde quando a TI veio para modificar os modus operandis do agenciamento, já não era para o tão experiente empresário de negócios turísticos pensar em inovar?( E , lembro ainda que não são 10%, as vezes incide sobre uma tarifa líquida e muitas vezes cai para muito menos de 9%, o que fica um valor muito baixo, e, não é o indutor principal de venda em uma agência),investir em seus consultores, tentar novos produtos, seguindo a tendência que há 10 anos se previa?
Ficam as questões para reflexão em  um estudo de caso!


* Thomas Cook,inglês, precursor do turismo organizado,um vendedor de bíblias que fundou a Operadora Thomas Cook & Sun. Com uma brilhante idéia, criou o turismo de grupo, na Inglaterra. Empresário que "transfomou a produção artesanal do turismo em uma moderna indústria mercantil" no fim do Séc XIX na Europa.
** JDO: sigla de Juazeiro do Norte na terminologia turística.















Nenhum comentário:

Postar um comentário