O Agente de Viagens Thomas Cook (Foto Wikipedia) |
Se vivo fosse Thomas Cook*diria hoje: _Ora, nem só de companhias aéreas vive uma agência de viagem, vamos explorar outros meios de transportes, ou então, vamos explorar a excelência em serviços!
É verdade, não se pode negar a inteligência e criatividade de Mr Cook, na Inglaterra do século XIX, em fazer de um simples final de semana uma brilhante operação turística. Ora, se formos verificar e compararmos com o turismo organizado de nossos dias,veremos que se não temos alguns recursos e nem tempo para criarmos nossa viagem, por que não irmos ao nosso agente , aquele fiel e competente conselheiro que entende do assunto, estuda e se forma vezes em turismo, hoje muito apropriado chamado de consultor de viagens...Dou um exemplo nítido de como é preciosa a colaboração de uma consultoria turística: Na minha última viagem que fiz ao KAriri, precisava de me deslocar de avião, e, isso todo mundo já sabe, pois o percurso por terra, apesar dos excelentes ônibus -leito, não consigo enfrentar ainda, posto que a estrada não ajuda e nem minhas pernas. Pois, eu que sou uma curiosa da net, procurei nos sites das empresas aéreas, apenas duas que fazem o trecho FOR/JDO**/FOR, e não achei um prêço que me atraía, e, sendo assim, fui em busca de ajuda: Meu amigo consultor de viagens! Pois não é que ele me conseguiu um precinho legal, e, principalmente lugar no vôo.
Produtos Turísticos Rurais (Foto de Turismo Criativo) |
A viagem propriamente dita, é viabilizada pelo deslocamento do turista, é certo, mas, o que eu destaco é a maneira de sermos tratados nas agências, o poder de persuação ,a educação, a sutileza com que nos oferecem os serviços, enfim, a excelência no atendimento.
Sei que custa caro manter-se uma agência de turismo, até porque a minha experiência no trade me provou isso, mas, o que defendo, é; não é necessário uma agência-vitrine, o que defendo é o melhor para o cliente. E, isso, Cook, sem nenhuma experiência conseguiu com sua brilhante idéia de organizar uma viagem, e, se tornou o precursor das viagens organizadas no mundo.
O que provocou esse mal estar entre as transportadoras aéreas e agentes, foram as mudanças no mundo do turismo originados pelo o advento das agencias virtuais, as promoções diretas ao internauta, com as facilidades de um click, já estamos com o check- in pronto! Sem contar os problemas pós 11 de setembro de 2001.
Na administração de operações, se propaga algo que é pertinente expor aqui, a importância de um projeto, de um planejamento pode ser melhor percebida quando analisada em termos de prioridades competitivas para a organização. Em outras palavras: Criar-se outras alternativas, ouvir o funcionário, buscar novos caminhos, outras negociações, e, principalmente, ouvir o cliente.
Lembro que o destino turístico é um produto em oferta no mercado e deve estar em mudanças e inovações constantes, principalmente em função das novas exigências do turismo de hoje, onde o turista está cada vez mais exigente, e procura, acima de tudo, informação com consciência, ou seja, um produto turístico melhor elaborado.
Mas, retomo a questão do Agente de Viagens da Formatur, vendas de passagens cairem "drasticamente" isso já era esperando desde quando a TI veio para modificar os modus operandis do agenciamento, já não era para o tão experiente empresário de negócios turísticos pensar em inovar?( E , lembro ainda que não são 10%, as vezes incide sobre uma tarifa líquida e muitas vezes cai para muito menos de 9%, o que fica um valor muito baixo, e, não é o indutor principal de venda em uma agência),investir em seus consultores, tentar novos produtos, seguindo a tendência que há 10 anos se previa?
Ficam as questões para reflexão em um estudo de caso!
* Thomas Cook,inglês, precursor do turismo organizado,um vendedor de bíblias que fundou a Operadora Thomas Cook & Sun. Com uma brilhante idéia, criou o turismo de grupo, na Inglaterra. Empresário que "transfomou a produção artesanal do turismo em uma moderna indústria mercantil" no fim do Séc XIX na Europa.
** JDO: sigla de Juazeiro do Norte na terminologia turística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário