sábado, 14 de maio de 2011

Deu no blog do Macário

Madri: aeroporto detém brasileiros em sala
Por Macário Batista
"O Aeroporto de Madri, porta de entrada da capital espanhola, mantém uma sala exclusiva para trancafiar brasileiros e outros estrangeiros que, barrados na alfândega, aguardam repatriação. As autoridades retiram os pertences dos turistas, que não recebem comida e não têm lugar para dormir. Procurado pela coluna, o Consulado do Brasil na Espanha não explicou por que brasileiros continuam sendo “presos” no aeroporto.
Pré-requisitos
Brasileiros detidos na sala contam que a maioria tem passagens de volta, dinheiro e em alguns casos até cartas-convite de residentes de lá.
 Números
Em 2010, quase 2 mil brasileiros foram barrados na Espanha. Já na economia, vitória brasileira: crescimento de 7%, contra -1% espanhol.
 Enquanto isso
O Itamaraty explica que o caso de brasileiros presos no Aeroporto de Madri “preocupa muito e há muito tempo o governo brasileiro”.
 Outro lado
A Embaixada da Espanha atribui as detenções à falta de documentos e diz que o número de brasileiros detidos em Madri “tem diminuído”."

Agora eu fico pensando: Até quando vai isso? Outro dia uma senhora doutora que iria participar de um seminário em Madri passou o maior vexame e ainda por cima teve que regressar ao Brasil sem nem sair do aeroporto, ela deve ser uma entre os 2 mil brasileiros barrados na Espanha. Estou ficando cada dia mais preocupada, sempre que recebo o jornal da Fundação Caroline, imploro à Virgen de Guadalupe para proteger os estudantes e universitários, pesquisadores e cientistas brasileiros em suas viagens à Espanha. O pior que uma das qualificações para se trabalhar com turismo internacional, é falar bem dois idiomas no mínimo, e, na formação do Guia de Turismo, temos, espanhol e inglês, na formação do turismólogo(a) também, isso já é para se ter maior competência para atuar dentro e fora do país...mas, como que pode???Se de quando em quando à entrada de um país tem esse tratamento?? E como se não bastasse os EUA, agora Espanha,  Viche Maria, que coisa horrível!isso é" justo pagando por pecador" é?




Nenhum comentário:

Postar um comentário