quinta-feira, 19 de maio de 2011

Na Semana dos Museus O Moreira de Sousa se destaca no Turismo Educacional

Alguns alunos com as professoras durante a visita ao Museu(Foto do blog do Moreira de Sousa)
Muito bom o post do blog da E.E.E.P.P.Moreira de Sousa em Juazeiro do Norte-CE. Escola de minha paixão, lugar que me acolheu tão bem. É por isso que defendo a aula em campo, o fazer turismo educacional, para a melhor formação, tanto na técnica como na superior. E, isto se comprova como bem defendemos ,eu e meu parceiro Ewerton Coelho, quando falamos sobre as experiências  empíricas, pois elas fortalecem aos alunos a teoria de sala de aula com a interação e entretenimento numa viagem de pesquisa. 
Na semana dos Museus, os alunos do Curso Técnico em Hospedagem, foram com as professoras de História e Geografia in loco, aprender mais sobre a paleontologia. Em sala de aula eles estudam com a disciplina de História exatamente a contribuição da Paleontologia nos estudos históricos, e, na de Geografia, o conteúdo estudo é a Paisagem Natural e Humanizada, sendo assim, os alunos puderam conferir rumo ao museu, as modificações ao identificar o relevo e a vegetação da região.
Torna-se útil para a formação do aluno as visitas, as viagens, como Balzan (1987) postula que, desde que se almeje de fato desenvolver inteiramente os traços individuais dos alunos, os estudos do meio (aulas em campo ou do meio) passam a compor uma atividade de extraordinária seriedade para a vida educacional do seres humanos.
Alunas com as professoras Regina e Gódiva
 (Foto do blog do Moreira de Sousa)
Turismo educacional é isto,  o contato direto dos alunos com o espaço de visitação, gerando experiências culturais, sociais e econômicas, o que é semelhante na atividade turística. Ao tomarem contato com os atrativos , esses alunos estarão mais estimulados a promover o turismo em sua região, pois o conhecimento adquirido fora da sala de aula, vivenciando o cenário dos atrativos sem perda do foco pedagógico lhes dará de sobra mais conhecimentos, mais responsabilidade, maior desenvolvimento da capacidade cognitiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário