domingo, 15 de maio de 2011

Direto do Aquarela 2020


Recebendo notícias do blog Aquarela 2020, blog da Embratur sobre a Copa, Olimpíadas e  promoções turísticas do Brasil no exterior e repassando ao leitor, a notícia boa que o Brasil se manteve pelo 4º ano consecutivo entre os dez principais destinos para a realização de feiras e congressos internacionais do mundo, segundo o ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), referente a 2010. Com 275 eventos e na nona colocação, o país consolida sua posição entre os “Top 10” e amplia as expectativas de investimentos que se abrem com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Desde 2003, quando a Embratur passou a responder pela promoção do Brasil no exterior, o número de eventos internacionais no país aumentou em mais de quatro vezes (443%) – eram 62 –  e mais do que dobrou o número de cidades que passaram a sediar encontros desse porte (de 22 para 48 cidades brasileiras, em 2010). Para o presidente da Embratur, Mário Moysés, esse resultado mostra a força do setor de eventos brasileiro, em um cenário tão competitivo como o deste segmento em nível internacional.
Na avaliação global do ranking, destaque para o avanço observado entre os países asiáticos que galgaram importantes posições. Japão e China, por exemplo, passaram aos 7º e 8º lugares.
Na distribuição continental, o Brasil manteve a liderança na América do Sul e o segundo nas Américas, superada apenas pelos Estados Unidos. No ranking das cidades, na América do Sul, São Paulo mantém-se em segundo lugar, com 75 eventos. Sete outros destinos brasileiros ficam entre os 50 mais atrativos (Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte e Salvador). Buenos Aires, com 98 eventos, entre os 172 realizados pela Argentina, é a cidade que o ocupa o primeiro lugar na América do Sul.
Segundo Moysés, a Embratur continuará atuando em parceria com as cidades brasileiras e seus Conventions e Visitors Bureaux, “fornecendo todo o apoio técnico e institucional às demandas que nos são encaminhadas e proporcionado todas as ferramentas promocionais que potencializem as candidaturas pleiteadas”.
Resultados como esses me provocam satisfação, mas, fico pensando cá comigo: E o Ceará, será que está bem nos eventos? Andei procurando alguma coisa de 2010 e no site Fortaleza Convention & Visitors Bureau, só tem os dados de 2008 que transcrevo aqui: 160 (50 a 700 mil pax) foram realizados com um total de 2.110.551 participantes, onde 1.023.212,72 são turistas
(32,80%do total).

Vou ver onde tem mais atualizado, daí a gente faz uma avaliação quanto ao Ceará nesse ranking !

•Fonte – Índices: FBCVB/SEBRAE/CTI/
SETUR







Nenhum comentário:

Postar um comentário