sábado, 14 de maio de 2011

Lanche é assim, vem da Argentina

Esse blog tem uma proposta de conversas, bate papo, trocas de experiências, nada formal, mas, para os alunos a quem dedico sempre alguns posts procuro sinalizar como é importante conhecer mais sobre turismo, cultura, identidade e meio ambiente...
Mas, pegando o mote cultural, imaginem você, que a Iara, que eu carinhosamente a chamo de Lala, outro dia conversando via mensseger me informa que, lá na Argentina já está esfriando mesmo...ora, imagine no inverno hein? Pois bem, falou-me ela que estava a ir tomar um café com "tortas fritas", daí eu perguntei-a como se fazia, resultando a receita que posto para possíveis comentários, com relação ao que chamo sempre de a "mundialização da gastronomia" e, porque não dizer da culinária.
La torta frita (Foto Iara-AR)

Tortas Fritas
Ingredientes:
- 2 xic. chá de farinha de trigo comum
- 2 xic. chá de farinha de trigo com fermento
- 1 colherinha de sal
- 1 colher (sopa) de gordura vegetal ou manteiga
- 1 ovo
- agua (quantidade necessaria)
- gordura vegetal para fritar




Preparación:
- Peneirar juntos as farinhas com o sal.
- Juntar a gordura ou manteiga e a agua até formar uma massa e trabalhar essa massa até qe fique lisa. Sovar a massa por uns minutos.
- Dividir a massa em bolinhos e deixar descansar por uns 20 minutos, para que se eleve um pouco.
  Achatar com as maos cada bolinho, dando a forma de um disco que tenha, pelo
  menos, 1/2cm de espessura. Com o dedo, fazer um buraquinho no centro do disco.
- Frita-los em abundande gordura vegetal, virando cada disco de um lado e de outro para fritar por igual. Retirar e colocar sobre papel absorvente.
"Agora...a comer!!! CALENTITAS ou FRIAS, as tortas fritas sao riquissimas.
Acompanhe com um café, porque aqui na Argentina, a maioria
acompanha com um mate...eu, brasileira
autentica que sou, acompanho com meu cafezinho!
BOM APETITE!"
Obrigada Lala, é um prazer postar sua receitinha de Torta Frita, que me lembra o famoso "bolo frito" que minha querida e inesquecível Avó  querida, Senhora Donana fazia, lá no meu Piauí querido! E sabe onde mais comi parecido, pelo sertão cearense...não disse? A mundialização está confirmada, que M. Le Baron dê sua preciosa colaboração para melhores esclarecimentos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário