quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fortaleza e as chuvas

A jornalista Leticia Garcia fala que “A chuva causa medo aos que vivem perto de barreiras, aos que moram em ruas que alagam. Ela também provoca o caos no trânsito, e, falta bom senso das pessoas para não jogar lixo na rua.  A chuva é desejada no sertão nordestino, de terra seca, água escassa. Mas também está muito associada à beleza que a natureza inspira. Tanto que é um dos temas mais cantados, ao menos na música brasileira”.

Conversando com uma senhora que há mais de 30 anos vive no entorno da Av Beira, ela me pergunta: “Onde estão as latas de lixo da Beira Mar? Os bueiros da avenida estão cheios de lixo, e os turistas onde vão colocar o lixo? Sem contar a desarmonia das calçadas dos prédios, a altura, a largura...e me faz uma outra pergunta: O que será de Fortaleza após as chuvas?
É sempre assim, janeiro chega e por aqui, começam as esperanças, por um lado que é o sertão e o desencanto por outro, aqui na capital tá tudo tão judiado... e eu fico apenas pensando nas músicas:

Lobão canta: “A chuva dá saudades
De um lugar que eu nunca fui
E o vento vai soprando
Um choro tão, distante”...
João Bosco e Vinícius cantam:
“Chove chuva chove;
vem lavar essa saudade...
lembranças que me invadem”
Ivete canta:
“Pra que chorar se você não quer me ouvir
Quando a chuva passar, quando o tempo abrir”...
Jorge Bem Jor canta :
“Pois eu vou fazer uma prece
Prá Deus, nosso Senhor
Prá chuva parar
De molhar o meu divino amor”...
E eu? canto cá:
Por favor, cuidado com meu divino amor... Fortaleza, molhada, retalhada pelas voçorocas, buracos, deslizes, esgotos estourados, ela está perdendo o seu charme, ela está tão perto e tão distante de uma capital de Copa 2014, tem que ser mais protegida. Cuidem dela! Urgente!

3 comentários:

  1. Fico encantada com a sabedoria dos nossos idosos. Será que os jovnes de hoje sentem esse encanto?

    E como são numerosos os esgotos estourados... mas de quem será essa culpa?
    Que tal comerçar jojando o lixo no lixo, mas se não tiver lixeira por perto é de bom gosto guardar o seu próprio lixinho mesmo que só encontre a lixeira dentro de casa...
    Saber o que é certo já não é o bastante, temos que praticar o "certo".

    CAPITAL INICIAL
    Primeiros Erros

    "Se um dia eu pudesse ver
    Meu passado inteiro
    E fizesse parar de chover
    Nos primeiros erros"

    ResponderExcluir
  2. Valeu Thaty, não sei se posso me incluir nos seus idosos, afinal to chegando láaa!!!!!Mas, so de Praia eu tenho quase isso (30 anos)!
    Concordo com vc e bom vc ter sugerido o Capital Inicial!!!! Obrigada, volte sempre!
    bjkas do Brasil

    ResponderExcluir
  3. Olha eu não te enquadro nos meus idosos de jeito nenhum...
    Acabei lendo e escrevendo com o Edgar no colo... e vc não faz idéia de como o danado é danadinho...
    Acabo lendo errado e escrevendo pior ainda e isso sem falar que tenho que usar óculos rsrs.
    Bjão.

    ResponderExcluir