segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

E a semana tem mais chuvas

Hoje é dia 24 de janeiro
As chuvas continuam por aqui. A noite toda por sinal e ainda agora cai um pouco, é dessa chuva que tenho muita preoucpação, intermitente, ela vai lavando a cidade e penetrando no solo já castigado e daí provoca os deslizamentos, os alagamentos.
Mas, é segunda-feira, início de semana para tantos trabalhadores e para alguns alunos, ainda é tempo de férias.  Para outros, os APOSENTADOS, minha homenagem pelo seu dia! Que as políticas públicas para eles sejam mais justas, que o respeito seja praticado e que tenham mais alegrias e realizações no seu dia-a-dia! Abenção!Espero que no ano que vem, esteja eu saudável, a comemorar este dia!! Aqui posto uma foto da Senhora minha Mãe, Maria Rosa L Ferreira, que neste clic da minha Sanyo fica a simbologia da fé e da admiração ao seu Padrinho legítimo de batismo,  o Padim Ciço.; um exemplo de uma grande mulher e trabalhadora, hoje, aposentada do Ministério das Comunicações.

A Senhora minha Mãe Maria Rosa e a Fé (Foto de Célia Augusta, Série-Família)
Vejamos alguns fatos ocorridos nesse dia que selecionei para você.
No ano de 1556, houve um terremoto muito grande na China, devastando a provincía de Shaaxi causando a morte de 830 mil pessoas. Há uma semelhança com os tempos contemporâneos não?
Em 1823, no meu querido Estado, o Piauí, na cidade histórica de Oeiras, Manuel de Sousa Martins, futuro Barão de Parnaíba, proclama a Independência e assume a Junta do Governo do Piauí.
Em 1920, morre Amedeo Clemente Modigliani, em Paris. Artista plástico e escultor, apreciador do figurativo, tinha um estilo que para alguns não era característico da arte moderna, mas, ele possuía seu estilo próprio. Transitando entre a pintura e a escultura, ele mostrava em suas obras a junção de vários estilos, mas, interessante que ele representava em várias delas, a sensualidade, quando esculpia os nus, causando um escândalo visual para a época.
Teve influência de outros artistas da época,como Cézanne, Lautrec, Picasso, dentre outros. Nessa mistura ele ao deixar uma vida boêmia de 3 anos, dedica-se a escultura. Era "uma descoberta humana" influenciado pelos kourois( esculturas gregas que representavam rapazes musculosos). Retorna à pintura e faz então a sua mais representativa obra "O Violoncelista".

O Violoncelista (Google Imagens)

Luxúria (Google imagens)
Uma curiosidade na música:
Em 1958, em Liverpool, Inglaterra,um conjunto se apresenta pela primeira vez  no Cavern Club. A Quarrymen, a banda de John Lennon e Paul McCarteney , que depois se apresentou com o nome de Beatles, no mesmo local em mais de 200 shows.
Em 1972, no ano do nascimento de minha filha herdeira a Economista Doméstica Ana Paula Ferreira, é descoberto um japonês,Shoichi Yokoi,  no dia 24 de janeiro que viveu por 27 anos escondido nas matas de Talofo, na Ilha de Guam no Japão.  Lembro-me da reportagem na mídia sobre esse fato. O soldado Yokoi, fugiu da perseguição das tropas americanas, que tomou a ilha em 1944, até então ocupada pelos japoneses.
O filme Central do Brasil, do cineasta Walter Salles (o Waltinho) ganha o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O filme traz a Primeira Dama do teatro Fernanda Montenegro, maravilhosa como sempre!Lamentei muito não ter sido agraciada com o Oscar nesse mesmo ano. Mas, foi indicada!
Em 1984, o revoluncionário Macintosh (computador pessoal) da Apple, é lançado,
Em 2004, entra na rede, o Orkut, prenome do engenheiro turco da Google. E daí eu conheci e reencontrei tanta gente por esse mundo de meu Deus.
O Santo de hoje:São Francisco de Sales, sacerdote francês, um dos Doutores da Igreja. É protetor dos escritores e jornalistas (Saravá! MB,Nonato, Dielson, Dilson, Marilia, e tantos outros!).


                                            Um pouco dos Quarrymen, em fotos e na música
Em contraponto abaixo uma das apresentaçõe dos já Beatles, cantando a inesquecível Twist and Shout, por sinal, foi o primeiro disco que conheci dessa banda; e me tornei uma fã dedicada e fiel. Meu irmão me apresentou a eles, através dessa música, quando recebeu diretamente de Londres o famoso, disco compacto!
Ave Beatles!


Fontes: Wikipédia, Google acadêmico, Youtube, História da Arte, Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário