Dois rios generosos – Poty e Parnaíba – banham a capital do Piauí, Teresina. Na zona norte da cidade, eles se unem e correm em direção ao Oceano Atlântico. O espetáculo é chamado de Encontro das Águas e faz parte de um roteiro inesquecível: Piauí Surpreendente. Se pegar o carro e pôr o pé na estrada é a sua praia, então, essa rota é perfeita para você!
Em seis dias, é possível conhecer um Piauí totalmente diferente, com belíssimas praias, riquezas minerais, mangues e o famoso Delta do Parnaíba. O passeio começa pela capital, que oferece também o Pólo de Cerâmica do Poty Velho, Centro de Artesanato e o Museu da Cidade.
Quase 200 quilômetros mais tarde, pela BR 343, está o Parque Nacional de Sete Cidades, local que abriga formações rochosas de cerca de 190 milhões de anos e inscrições rupestres com mais de seis mil anos. Cachoeiras e bons banhos não faltam no lugar, que é repleto de nascentes e olhos d’água. Mirantes e monumentos curiosos formados pelo arenito e grutas também fazem parte das inúmeras atrações do parque.
Pertinho de Sete Cidades está Pedro II, município possui a única reserva de opala nobre do país. A pedra preciosa, que demora 150 milhões de anos para se formar, chama a atenção pela beleza e variedade de cores. A cidade é a segunda mais fria do Estado e também é conhecida pelo artesanato.
De Pedro II a Parnaíba são 228 quilômetros. No Delta, a natureza marca presença em todos os momentos, sobretudo nos rios e igarapés, que formam mais de 80 ilhas. Dunas gigantescas, florestas de mangue ainda preservadas e uma fauna riquíssima completam o cenário.
Parque Nacional de Sete Cidades (Foto Mintur) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário