sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Do Blog do Sebrae artesanato

" Artesãs do Vale do Urucuia (noroeste de Minas Gerais) desenvolvem novos produtos com matérias-primas naturais para conquistar fabricantes de calçados e bolsas durante o Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes. No evento, as mineiras irão apresentar um mostruário com mais de 30 tipos de acessórios de algodão tingidos com corantes extraídos de sucatas de ferro, frutas do Cerrado e plantas da região. O Inspiramais será realizado de 1º a 3 de fevereiro, em São Paulo.
As artesãs, que integram o projeto Polo Veredas, apoiado pelo Sebrae em Minas e pela ONG Central ArteSol, receberam consultorias do estilista Jeferson de Assis. Elas foram orientadas sobre as tendências de cores e acessórios que estarão na próxima coleção do Verão 2012 .

Entre as novidades, estão os fios de algodão tingidos com 12 corantes ecologicamente corretos de cores que terão lugar nas vitrines, como o amarelo, feito com serragem de moreira (planta da região); o violeta, da mistura da casca e da folha do eucalipto; o rosa nude, da serragem do ipê; e o verde claro, da folha de manga com a serragem da moreira.
Os abrolhos, técnica manual de amarrações e nós com as linhas de algodão, também foram desenvolvidos especialmente para se adequarem às bolsas femininas e cair no gosto dos fabricantes.

Os penduricalhos continuam em alta. Por isso as tricoteiras do polo criaram uma linha de enfeites coloridos em formato de bolas, botões e flores. Os acessórios compõem alças e personalizam ainda mais as bolsas.
As artesãs participam pela terceira vez do Inspiramais. Elas fazem parte de cinco associações dos municípios de Riachinho, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia e Bonfinópolis de Minas. Todas integram a rede de produção – tingimento, fiação, tecelagem – do projeto Polo Veredas. Parceiro na iniciativa, o Sebrae mineiro oferece capacitações para profissionalizar e melhorar a qualidade dos produtos. As artesãs recebem treinamentos nas áreas de design, associativismo, empreendedorismo, acesso ao mercado e gestão.

Foto de Glaucia Rodrigues (blog do artesanato Sebrae)

Nenhum comentário:

Postar um comentário