quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Salve São Sebastião!

São Sebastião por Palmezzano, Marco(Wikipédia)
Dia 20 de janeiro, dia do Santo Mártir cristão, nascido na França em 256 dC e falecido na Itália em 286 DC
O Santo Guerreiro, era originário de Narbonto  e cidadão de Milão .
São Sebastião é venerado nas Igrejas Católica, Ortodoxa e também na Umbanda.
Na arte e na cultura São Sebastião foi o ícone de várias expressões artísticas, tanto que na Pintura era considerado um modelo para a Renascença (fins do século XII e meados do século XVII).
Na literatura, São Sebastião teve sua trajetória contada no livro "Perseguidores e Mártires" do escritor italiano Tito Casini e também do romance "Fabíola" escrito em 1854 pelo então Cardeal Wiseman. No cinema, há filmes que trazem um pouco sobre o Santo baseado no livro de Wisema, como A revolta dos escravos (La rivolta degli schiavi) 1961. Na umbanda São Sebastião é cultuado como a Divindida Oxossi.

São Sebastião é padroeiro da cidade do Rio De Janeiro, e, hoje é feriado por lá. Diz a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas(adeptos do movimento calvinista uma ideologia sociocultural baseada na Reforma). A batalha coincidiu com o dia 20 de janeiro, dia das comemorações o Santo Mártir. Ele é o Santo protetor da humanidade contra a pesta, a fome e a guerra.Mas, a gente pede também contra as tragédias que assolam o nosso país.
Aqui em Fortaleza, terá a festa do Santo Mártir com os bois-bumbá  Ceará e da Juventude nos bairros da Barra do Ceará e Cristo Redentor, com sua tradicional matança.
A festa festa de matança do boi traz ainda como personagens o rei, o capitão e o vaqueiro. O primeiro, ao ver o boi sendo sacrificado, manda prender o vaqueiro que, quase morto, apela à São Sebastião, que no momento encontra-se encoberto. Ao final, o boi reaparece ressuscitado com seu sangue - na ocasião representado pelo vinho - sendo distribuído pela comunidade. Zé Pio, mestre da cultura do Estado que comanda o Boi Ceará, e José Ciro Rocha, à frente do Boi da Juventude, serão os cicerones do evento apoiado pelo Sesc, que contará com a encenação do sacrifício do boi em meio a apresentação de diversos entremeios (autos dramáticos), como os conhecidos jaraguá, burrinha, ema e bode.

Oração de São Sebastião:
Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão. Hoje nós viemos pedir vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que nós sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi a Ele por nós para que aumente nossa esperança na ressurreição. 
Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente nosso amor para com todos. 
Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei nossas plantações e nossos rebanhos que são dons de Deus para o nosso bem, para o bem de todos. 
E defendei-nos do pecado que é o maior mal, causador de todos os outros.
São Sebastião, rogai por nós. Amém.
Fontes: Google Acadêmico, Jornal o Povo, Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário