segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dom Bosco o apóstolo da juventude

Comemora-se hoje, o dia de São João Bosco;o apóstolo da juventude. Padroeiro de Brasília, DF.
Uma sensação maravilhosa, senti ao visitar pela primeira vez a Igreja de Dom Bosco em Brasília, e, 1987. Naquela época guardei em filme de rolo a foto que tirei... Mas, gostaria de homenagear este precursor da educação profissional, com uma reprodução da foto de Claudio Ruiz, do site do Santuário de Dom Bosco, na capital Federal. "Um lugar de luz!" São, 2,2m² de vidros azulados;local idealizado pelo arquiteto Lúcio Costa. 
Altar do Santuário Dom Bosco-Brasília (Claudio Ruiz) 


 Em 30 de agosto de 1883, Dom Bosco sonhou com uma viagem pela América do Sul.
Exatamente entre os paralelos 15° e 20°, latitude sul, ele viu uma enseada bastante extensa que partia do ponto onde se formava um lago. E, ouviu uma voz: "Quando se escavarem essas minas escondidas em meio a esses montes, aparecerá aqui a terra prometida." E, é nesse lugar que Brasília foi construída.



João Bosco nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco) a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. 
Órfão de pai aos dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. 
Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.

Mesmo diante de todas as dificuldades, João Bosco nunca desistiu. Durante um tempo foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Prestou toda a espécie de serviços. Foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música. 
Sua vida foi um milagre constante. 

Ele é um dos fundadores de escola profissional no mundo. Mantinha um correspondência intensa, escrevendo para imperadores, reis, nobrezas, dirigentes de nações, com uma liberdade que só os santos podem ter.
Para a nossa Princesa brasileira, Isabel, escreveu-lhe recomendando atenção aos irmãos salesianos, ordem que fundou.
O Colégio Santa Rosa em Niterói, foi a primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Criou ainda a Associação dos Cooperadores Salesianos.
Prodígio da Providência divina, a Obra de Dom Bosco é toda ela um poema de fé e caridade. Consumido pelo trabalho, fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, a 31 de janeiro de 1888, deixando a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América.

Nossa homenagem ao precursor dos Colegios Salesianos.

"A musica dos jovens se escuta com o coração; não com os ouvidos"

"Antes de mais nada, se queremos ser amigos do verdadeiro bem dos nossos alunos e levá-los ao cumprimento de seus deveres, é indispensável jamais vos esquecerdes de que representais os pais desta querida juventude. Ela sempre foi o terno objeto dos meus trabalhos, dos meus estudos e do meu ministério sacerdotal; não apenas meu, mas da cara congregação salesiana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário