sábado, 15 de janeiro de 2011

Enquanto isso no Juazeiro do Norte...

Deu no DN de hoje: (15/01/2011)
Durante o período de férias, os devotos do Padre Cícero não esquecem o santo e retornam à Juazeiro
"Juazeiro do Norte. A cada ano a terra do Padre Cícero passa a ser roteiro certo para milhares de romeiros que deixam sua cidade natal para fazer suas orações e pagar promessas em Juazeiro. Uma movimentação fora do ritmo das grandes romarias acaba sendo opção certa para os fiéis passarem vários dias na cidade, percorrendo tranquilamente as ruas e os principais locais de visitação.

A romaria do ciclo natalino acontece de dezembro até o fim do calendário das grandes romarias, que começa em setembro, com a festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores; novembro, com a Romaria de Finados, até o dia 2; encerrando no dia 2 de fevereiro, com a Romaria de Nossa Senhora das Candeias. As férias incentivam a vinda da maioria dos romeiros em dezembro e janeiro.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria, a Operação Romeiro continua neste período, com os serviços essenciais, como assistência à saúde. Mas, alguns voluntários surgem nos locais de maior visitação para fornecer orientações aos romeiros. O cineasta Sérgio Barros, figura popular na cidade, é um deles. Ele auxilia os romeiros no momento em que descem dos ônibus para entrar nos locais turísticos.

O voluntário independente, como se autodenomina o cineasta, orienta sobre os cuidados que o romeiro deve ter ao sair de casa, como não circular com todo o dinheiro que tem pela cidade e sempre que for passear nas ruas, de maior movimentação, estar sempre em grupos. 

"Isso é uma forma de dar mais carinho a essas pessoas", diz ele, ao afirmar que a população juazeirense deve ter um maior cuidado com os fiéis do Padre Cícero, por serem, em sua maioria, pessoas que necessitam desse serviço. Ele destaca a carência existente no Município de um receptivo que melhor oriente os visitantes. "Às vezes fico praticamente o dia todo à disposição e gosto mesmo de fazer esse trabalho", diz ele.

O roteiro da fé para o romeiro neste período começa na Basílica de Nossa Senhora das Dores. Logo quando chega, no dia seguinte, cedinho, vai ao Horto, retorna pela Basílica, segue para o Socorro, depois Salesianos e Franciscanos. Dezenas de vendedores se instalam nas proximidades da Basílica. Até o fim do mês, o trabalho de organização dos barraqueiros será intensificado, com a Romaria de Nossa Senhora das Candeias.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, afirma que no dia 21, às 8 horas, será realizada a Operação Romeiro, com as principais secretarias, Igreja e entidades representativas, além da segurança."



E eu complemento com um apelo ao meu caro Sec José Carlos:
Aproveite para iniciar a parceria com os nossos alunos do Técnico em Turismo do EMI da EEEPMoreira de Souza,  de Juazeiro, os meninos já estão praticamente na reta final, vão precisar de estágio e garanto que eles estão por dentro das orientações ao visitante!

Um comentário:

  1. É ESPERO Q TENHA ORGANIZAÇÃO MESMO,EM MAIS UMA DAS GRANDES ROMARIAS DE JUAZEIRO UMA DAS Q MAIS ATRAEM ROMEIROS COMO BARRAQUEIROS TAMBEM,ESPERO Q O SECRETARIO DA CIDADE POSSA CUMPRIR O Q JA FOI DITO VARIAS VEZES,Q É BARRACAS NAS PRINCIPAIS RUAS COMO CRUZEIRO NÃO PASSAREM DE 4 METROS PQ HA BANCAS COM MAIS DE 8 METROS,ONDE PODE CABER 2,3 PESSOAS COM UMA BANCA MENOR SO CABE UMA!POR FAVOR AUTORIDADES NOS AJUDEM TAMBEM A ORGANIZAR E TRANSFORMAR MAIS UMA DAS BELAS ROMARIAS DE JUAZEIRO,OU A MAIS BELA FICAR MAIS BELA AINDA!

    ResponderExcluir