terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Viajando pelo Meio Norte - Maranhão

Nas muitas andanças por este Brazilzãozinho, a gente encontra lugares que ficam marcados na memória, não só pela beleza natural como cultural. O Maranhão é assim, meio norte e meio nordeste, mas, é um dos estados nordestinos que encanta com sua beleza e tradições aos visitantes.
Lá tem, bumba-meu-boi, tambor-de-criola, dança do coco, cancuriá,dança dos portugueses entre outras manisfestações tradicionais que mantém ´sua cultura sempre viva e guarda sua forte ligação com Portugal, pois somente em 1823 por imposição armada o Estado aceitou a Independência do Brasil.
Chamada por um viajante francês de “Pequena vila dos palácios de porcelana”, São Luís, a Capital maranhense tem o maior conjunto arquitetônico de origem portuguesa da América Latina. O casario colonial do Centro Histórico da capital – e de algumas cidades do interior, como Viana, Guimarães e Alcântara – é herança de um tempo de riqueza, quando o Maranhão era um grande exportador de algodão e cana-de-açúcar.

Foto (Google Imagens)
Colonizadores portugueses e seus descendentes reproduziam nos solares e casarões o estilo arquitetônico colonial europeu. Utilizaram ainda o revestimento em azulejos nas fachadas, para amenizar o calor e evitar a umidade. Uma idéia funcional que também agregou charme e beleza, e se tornou marca característica das construções coloniais maranhenses.

Foto(Google Imagens)




Além das fachadas, os azulejos também eram utilizados em painéis dentro de casas e igrejas. A arquitetura da época se caracteriza ainda pelo uso de pedras de cantaria trazidas de Portugal, sacadas com balcões em ferro e mirantes.
 
A área de casarões históricos de São Luís ocupa 250 hectares e envolve três mil e quinhentas construções. A beleza e a importância histórica deste acervo arquitetônico foram reconhecidas em 1997, pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO), que concedeu à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
 

Foto da Sec de Turismo MA



Para concessão do título, também foi levada em conta a preservação dos prédios antigos e a revitalização dos bairros que formam o Centro Histórico (especialmente a Praia Grande, obra iniciada na década de 70 e retomada a partir de 1987, com o Projeto Reviver).




Além de tudo isso, o visitante ainda poderá apreciar as belezas dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional dos Lençóis já serviu de cenário para filmes e novelas.Como o filme Casa de Areia. A história de Casa de Areia foi desenvolvida a partir de uma fotografia de uma casa abandonada, enterrada nas dunas dos Lençóis.Luiz Carlos Barreto, um dos co-produtores do longa-metragem, foi quem vislumbrou a história e incentivou Andrucha Waddington a abraçar o projeto. A novela O Clone que voltou a ser exibida recentemente também teve algumas cenas nos Lençóis.

Foto da Toptour
Mas, o Maranhão tem muito mais para se ver e se curtir. Como o seu artesanato e sua culinária.
Nas feiras que acontecem todos os anos nos encontros turísticos, há uma representatividade variada desses produtos que o Estado leva para os participantes conhecerem.

Foto do IDAM

O artesanato maranhense é rico e diversificado em forma e material. São peças entalhadas na madeira , bolsas e redes de fibra de buriti feitas em Barreirinhas, brinquedos de paparaúba, azulejos pintados a mão, rendas de bilro confeccionadas pelas mulheres dos pescadores na Praia da Raposa, bordados, vasos de cerâmica e porcelana também pintados a mão.

Foto de visitesaoluiz.com
Existe o comércio de armas e utensílios dos índios canelas, guajajaras, urubus e cricatis. A tradição cabocla contribui com as miniaturas de barco e as miniaturas do bumba-meu-boi, com seus vaqueiros, cazumbás, amos, índios e tocadores.






Tudo isso pode ser encontrado em lojinhas do centro de São Luís, mas o lugar mais indicado é o Ceprama - Centro de Comercialização de Produtos do Artesanato Maranhense – um enorme galpão centenário da Companhia de Fiação de Tecidos de Cânhamo. Encontram-se também trabalhos em palha e fibras de taboa, carnaúba, tucum, agave, cipó de leite e fino, corda, estopa, madeira, chifre, cabeça, tecelagem, ponto de cruz, bordados, madeira, couro, tecelagem e rendas. A cerâmica em forma de tigelas, travessas, panelas e porta-petiscos dão um toque especial aos pratos.



Foto IDAM

Foto de Estúdio Marcio Prado
Fontes: Sec de Turismo do Maranhão,IDAM,Wikipédia e MINTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário