sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A semana de tragédia no Brasil

"  Natureza pura: Nova Friburgo está localizada em uma das maiores reservas da fauna e da flora do planeta. É ideal para respirar o ar puro da montanha, tomar banho de cachoeira, pescar trutas, observar a cidade do alto das montanhas."
"Região montanhosa, presenteada pela mata atlântica, a Serra Fluminense abriga as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Sana. A região também é conhecida como Serra Verde Imperial, e é uma ótima opção para quem quer fugir da agitação das praias e do calor intenso, típico das cidades cariocas. Ao contrário, aqui você encontrará muitos lugares para se visitar, trilhas, cachoeiras, um serviço de hospedagem maravilhoso e bons restaurantes.
"A Serra Fluminense é, com certeza, o lugar que mais guarda tesouros e resquícios da história brasileira, especialmente do Império. Com uma natureza invejável, as cidades da Serra Fluminense abrigam também casarões e palácios antigos, que hoje funcionam como hospedarias, museus e órgãos públicos."

Estes são alguns trechos de textos em sites de turismo que oferecem roteiros e pacotes para a região serrana Fluminense. E, lamentavelmente, hoje a região tão famosa pela sua exuberante beleza, está sofrendo os horrores de uma tragédia que nos deixa tristes.

Esses são alguns trechos de textos dos jornais e sites on line sobre essa região que se encontram na net esta semana:

"Medo de saques, pânico nas ruas, apreensão, desabastecimento. A região serrana do Rio de Janeiro já contabiliza 549 mortes em uma das maiores tragédias climáticas do país. E os moradores de cinco cidades atingidas por enchentes e deslizamentos na madrugada de quarta-feira (12) convivem com incertezas e com a dor de enterrar parentes, amigos e vizinhos."( Cotidiano, da www.uol.com.br)

"As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de
 janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região."(www.terra.com.br)

Em Teresópolis, morreram 238 pessoas, segundo a prefeitura. Em Nova Friburgo, o número também subiu para 247. Em Sumidouro, a prefeitura confirmou um total de 18 mortos. Já em Petrópolis, a prefeitura divulgou que o total de mortos chega a 43 mortos. Em São José do Vale do Rio Preto foram registradas duas mortes.(www.g1.globo.com)
"Chuvas causam maior tragédia no Brasil nos últimos 44 anos."(O estado de São Paulo)
Sinceramente, gostaria de terminar essa semana falando de coisas menos tristes, mas, a natureza quando resolve se vingar ela vem "de com força"...hoje teve alerta no Morro de Santa Terezinha aqui em Fortaleza. No estado de São Paulo  as mudanças climáticas estão causando novos alagamentos. Em Minas Gerais , diversos municípios sofreram com as chuvas.
Regiões turísticas estão sofrendo com as mudanças climáticas e assim, a semana acaba...


Nenhum comentário:

Postar um comentário