sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Romaria de Nossa Senhora das Candeias e o Artesanato em Juazeiro do Norte

 A Romaria de Nossa Senhora das Candeias começa amanhã, com abertura durante missa solene, na Praça do Romeiro, às 19 horas. Esta é a primeira grande festa religiosa do ano, fechando o ciclo das grandes romarias iniciadas em setembro, com a Festa da Mãe das Dores.
Segundo o Diário do Nordeste,a estimativa da Secretaria de Turismo e Romaria é que a cidade receba pelo menos 200 mil pessoas de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, quando ocorre a grande procissão iluminada, que dá o tom especial à Festa das Candeias. É um dos grandes momentos da abertura do ano centenário da cidade.

Senhora Minha Mãe e minha irmã (Foto de CA-Série
Fé)
Neste evento religioso, o sagrado e o profano se encontram em meio a barracas de artesãos.Souvenires são comercializados, pessoas se movimentam em torno do ícone religioso do Padim Ciço. Nesta dinâmica, a cidade se reveste de outros cenários que me faz pensar nas feiras medievais...
Tempo de fé, tempo de compras, o que mais me impressiona é que há espaço para de tudo um pouco.
Ano passado, fui tomar café da manhã, na Rua Padre Cícero, na padaria, após a missa , e fiquei alí quietinha a contar a quantidade de "média com pão e manteiga " que eram vendidos. Mas, por que chamar de média? Me desculpe, o copo era grande, maior do que o copo normalmente usado em outras cidades.
Tinha café, leite, e, se a gente quizesse ainda podia pedir:queijo, pão, ovo frito, iogurte, suco, linguiça, e haja romeiro, e eu lá....observando e me deliciando com o burburinho do vai-e-vem de uma hora, apenas. Perdi a conta quando já estava pra mais de 200 pessoas. Pena não poder fotografar! Mas, fica na minha memória os sons, o cheiro e os romeiros, a prova viva da fé no Padim .

Por do sol na Serra do Horto (Foto de CA-Série Cidades)

Como sei que alguns alunos meus vão trabalhar nesse período, desejo sorte a todos e aproveito para inserir um vídeo sobre o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, na rua São Luiz, 94, no centro de Juazeiro, tem esse nome em homenagem ao artesão Inocêncio da Costa, o famoso Mestre Noza.
Fica o mote, pra Deise falar mais sobre esse grande artesão do Cariri, que embora nascido em Pernambuco, virou uma referência em artesanato do Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário