segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Deu no blog do Sebrae

vale a pena iniciativas como essas:

"Histórias tecidas com talento no noroente mineiro


Espetáculo musical e circense valoriza tradição das fiandeiras do Vale do Urucuia

Do Sebrae/MG


Belo Horizonte - Fiar é uma tradição que passa de geração em geração no Vale do Urucuia, no noroeste de Minas Gerais. Mas quem vê apenas o produto final dessa arte à base de fios de algodão não conhece o trabalho das fiandeiras, que cantam enquanto dividem as tarefas e encantam com suas habilidosas mãos.


Foi exatamente para retratar o cotidiano dessas talentosas sertanejas que foi criado o espetáculo Respingos... de um sertão reinventado, apresentado pela primeira vez no 3° Encontro dos Parceiros do Vale do Rio Urucuia, realizado com apoio do Sebrae Minas no final de junho, em Sagarana, distrito de Arinos.

O espetáculo, idealizado pela designer de moda e artista de circo Ana Paula Lage é encenado pelos artistas da Companhia Nosconoscosmesmos, da qual faz parte. A direção musical é do experiente músico Maurício Tizumba. A ideia do musical circense é valorizar e divulgar o artesanato do Vale do Urucuia, além de fomentar o turismo e ampliar as vendas das artesãs.

Gonçalves, destaca a importância do espetáculo para as artesãs locais. “A peça é muito importante, pois resgata e conta a história do público-alvo de nosso trabalho aqui na região. A narração do espetáculo é a devolução do resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo há 10 anos com o projeto de Desenvolvimento do Território Vale do Urucuia”.

Segundo Gonçalves, as artesãs se sentiram valorizadas, agradecidas pelo projeto. “Não tenho dúvidas de que esta apresentação gerou um impacto muito positivo tanto na produção quanto no comprometimento com o artesanato, elevando a auto estima das artesãs”.

Inspiração 
Respingos... de um sertão reinventado é fruto de um trabalho acadêmico de Ana Paula Lage no curso de Design de Moda da Universidade Fumec. A inspiração veio das histórias e dos poemas de sua avó, que é artesã e poetisa. A aproximação com esta tradição do noroeste do estado começou em Belo Horizonte, durante a realização de um congresso sobre biodiversidade. Foi quando conheceu tecelãs do Vale do Urucuia e, pela primeira vez, as viu cantar e fiar...


O sertanejo em foco

Fiar em mutirão é uma tradição antiga das artesãs. A preservação desta cultura tem sido incentivada pelo projeto Pólo Veredas, promovido pela ONG Central ArteSol, e pelo Sebrae Minas. O projeto divulga a importância do trabalho em formato de rede de produção. “As tarefas são divididas em forma de uma cadeia produtiva nas associações. Algumas têm funções de fiar o algodão, outras de tingir, de tecer e de finalizar”, ressalta Emerson Gonçalves.


Em Sagarana, esse projeto trabalha para manter a tradição viva. A iniciativa envolve 180 fiandeiras e 15 tecelãs, todas com um mesmo padrão de produção..."
Mais detalhes em http://artesanatosebrae.blogspot.com/

Daí eu fico pensando, sobre as artesãs lá da Vila de Santa Cruz, no Itapajé-CE. Será que elas terão uma oportunidade dessas?
Eu penso que um dia terão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário