sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O novo Planeta

Foto de Cosmic Log

 "Mais uma vez o que costumava ser ficção, vira realidade"
Batizado de Kepler-16b, é a primeira vez que os astrônomos constatam um planeta orbitando em torno de estrelas binárias. Essa possibilidade já tinha sido aventada na ficção científica, na série Guerra nas Estrelas.
Um planeta em órbita de dois sóis é a descoberta mais nova do telescópio espacial Kepler, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) norte-americana. Em um estudo divulgado ontem, cientistas mostram como é o astro recém-encontrado, com tamanho similar a Saturno.
O corpo celeste, a 200 anos-luz da Terra, fica no sistema estelar conhecido como Kepler, na mesma região visual da constelação da Lira. O planeta faz a luminosidade do sistema sofrer queda de 1,7% durante o eclipse da estrela maior e de 0,1% durante o eclipse da estrela menor. O telescópio, que monitora mais de 150 mil estrelas na região, é o único com sensibilidade suficiente para detectar variações tão pequenas e capaz de acompanhá-las sem interrupções. O planeta recém-descoberto foi observado em todo o seu “ano” e cientistas conseguiram determinar que o raio médio de sua órbita é de aproximadamente 100 milhões de quilômetros, dois terços da distância entre o Sol e a Terra.É quase um terço da massa de Júpiter, e, três quartos da largura de Saturno.

A descoberta foi anunciada na edição de ontem da revista Science. O trabalho teve a coordenação do astrônomo Laurence Doyle, do Centro Carl Sagan para Estudos da Vida no Universo.


Fontes: Cosmic Log, JP


Nenhum comentário:

Postar um comentário