sábado, 3 de setembro de 2011

Campo Maior de além mar

Neste mes de setembro, termina em Campo Maior, na região do alto Alentejo em Portugal a tradicional Festa das Flores, que iniciou-se em 27 de agosto. 
Onde fica esta cidade?Conforme o mapa, Campo Maior fica localizado no Distrito de Portalegre.
Mapa com roteiro turístico de Campo Maior-PT




Em Campo Maior tem as festas religiosas e as Festas do Povo, como dizemos no Brasil, populares.
Janela de casa em Campo Maior-PT
A abertura oficial das Festas do Povo decorreu no dia 27 de Agosto, e segue até amanhã, teve como convidado especial o Presidente da República Cavaco Silva. A festa em Campo Maior, Portugal, consiste na decoração das ruas, sobretudo o Centro Histórico com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pelos próprios moradores.

São festas que não se realizam ciclicamente, mas quando o povo entende que tem que fazer. As últimas Festas do Povo realizaram-se em  2004, e 2011 marca o regresso deste grande evento de cultura popular. Milhares e milhares de flores, todas as rosas, todos os cravos, todas as tulipas, todas as glicínias, todas as papoulas garridas são preparadas  com amor, carinho e grande espírito de vontade. Raro espectáculo que oferece, além das maravilhosas ruas “enramadas” são também as encantadoras e suaves melodias – as célebres “saias” – inspiradas em quadras soltas e acompanhadas de ritmo vivo e alegre com pandeiretas e castanholas, que se cantam e bailam (balham), em todas as ruas de Campo Maior. 
Gaspacho

A gastronomia de Campo Maior de Portugal, sofreu algumas influências vindas de Espanha,
Migas alentejanas com entrecosto fritos
assim, tem-se as sopas de batata, de cação, de tomate, de bacalhau, as migas( que são feitas com base do pão) com entrecosto, o gaspacho(sopa fria à base de hortaliças e pedaços de pão), os grãos com carne, a carne de porco à alentejana e a açorda(uma sopa à base de alho, azeite, pão fatiado, e ervas aromáticas), e as azeitonas de Campo Maior. Na doçaria, sericaia com ameixas(bolo à base de canela), tosquiados, bolos amassados, nógados(gostosuras à base de paõ, farinha de trigo, suco de laranjas, mel)  e tortilhas de amêndoa grão e gila(uma espécie de abóbora que se assemelha à melancia). Para acabar a refeição o característico café, da maior zona industrial de torrefação de cafés da Península Ibérica.
Nogados
Quando você for visitar Portugal, aproveite e vá neste época, fim de verão, muitas festas, clima ameno, e não deixe de visitar cidades como Campo Maior, com suas tradições e atrativos turísticos culturais e naturais, e conheçer seus quitutes! 
Vou pedir ao meu querido Barão para nos brindar com receitas desta cidade, chará de outra por aqui no meu Piauí querido, que será homenageada no próximo post.


Fontes: Portal de Campo Maior-PT, Wilipédia, Pratos e Travessas, Sabor à Mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário