sábado, 17 de setembro de 2011

O enviado da PAZ

Marlene Bergamo/Folhapress

Em sua única atividade gratuita durante a visita ao Brasil, o dalai-lama disse na manhã deste sábado no Pavilhão de Convenções do Anhembi, em São Paulo, que para universalizar os valores morais e éticos cruciais para o século 21 é preciso difundir a compaixão e a piedade mesmo entre aqueles que não são adeptos de religião alguma.
<>
Em único evento gratuito durante sua passagem pelo Brasil, dalai-lama falou sobre compaixão e piedade
Dalai Lama(Foto Folha on line)
Em único evento gratuito durante sua passagem pelo Brasil, dalai-lama falou sobre cultivar compaixão e piedadeAntes de dar início à palestra "Convivência responsável e solidária", o líder máximo tibetano foi recebido com fortes aplausos e gritos emocionados, numa ovação ao estilo do Rock in Rio.
O líder religioso, que chegou pontualmente às 9h30 para abrir os trabalhos no Anhembi, falou sobre a necessidade de cultivar os valores da compaixão e da piedade.
Segundo o dalai-lama, as religiões já fazem isso --todas elas-- mas ele fez questão de ressaltar que grande parte da populaçaõ mundial não é adepta de nenhuma tradição religiosa e que é importante levar isso em consideração.
"É preciso envolvê-las no cultivo desses valores, e isso pode ser feito por meio da educação e do conhecimento laico. Só assim poderemos universalizar os valores morais e éticos necessários no século 21", disse.
Penso eu: dá prazer trabalhar valores morais e éticos em sala de aula!
Complemento esse pensamento não com minhas palavras, mas, com algumas outras, escritas por alunos meus do primeiro e segundo ano de turismo, da EEEP Paulo Petrola, que em suas reflexões, dá pra entender porque é um prazer e um crescimento pessoal conviver com eles:

"Um sentimento inflama muitas pessoas: o egoísmo. Paira em nossas cabeças e em nosso corpo de uma forma quase que incontrolável(digo isto de maneira generalizada). Queremos a todo momento realizar tarefas que só beneficiem praticamente a nós mesmo, sendo isto muito danoso à conduta humana....o que move o ser humano sempre foi e será o dinheiro!"(Rayza,2ºano)
"A educação é a base de tudo, através dela vidas são transformadas"(Alexandre, 1º ano)
"Nós jovens podemos nos mobilizar para melhorar a vida de outros que necessitam de ajuda"(Ana, 1º ano).


Bom sábado com muita PAZ e BEM!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário