quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Assim começa mais um setembro

"Bem, setembro chegou! Mudanças, acontecem e muitas! Ventos, temperaturas variando entre 21 e 32 graus...genteee isso por um lado é bom, por outro ruim,mas, como se tem sempre os dois lados, reconheço que curto o friozinho da noite e do amanhecer." Foi assim o meu post de setembro passado, ainda me encontrava em Crato, morando e trabalhando. Um ano passou com diversas mudanças, tanto espacial como  interior, e assim, retorno a Fortaleza em definitivo.Aproveito para agradecer aos Deuses, pela alegria de retornar ao trabalho, à sala de aula, ao convívio com alunos, isto prova que a esperança deve ser uma constante em nossas vidas.
Embora com algumas dificultadas motoras, as minhas pernas me sustentam e vão aguentar ainda muitas aulas!
O prazer de estar em sala de aula, trocando conhecimentos, é uma das grandes alegrias em minha vida. Daí o entusiasmo em retornar às minhas atividades laborais, é claro que mais comedida, no entanto, acreditando que o conhecimento jamais deverá ser somente para mim, e, sim repassado com amor, dedicação e sinceridade.
A mim basta isso para ser feliz, poder transitar entre os jovens aprendizes do turismo.
Doddle do Google de hoje
Mas, hoje também quero homenagear à arte de Tarsila do Amaral. Nasceu em Capivari, um munícipio do interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886.
Como era filha de um fazendeiro com posses, Tarsila pode estudar fora fato que a fez estudar no Colégio Sion, em São Paulo e posteriormente em Barcelona. Foi aí que em 1904, já com 18 anos,pintou o seu primeiro quadro, "Sagrado Coração de Jesus". Ao voltar, casou-se e teve uma única filha, chamada Dulce. Após alguns anos, Tarsila separa-se de André Teixeira Pinto, e então aprofunda seus estudos de arte.Volta a Eurpa e começa a estudar em Paris, na Académie Julien, uma escola de arte que se tornou berço de grandes artistas, no início do século XX, fundada em 1897 pelo pintor francês Rodolphe Julian, ela abrigou artistas famosos europeus, norte americanos e vários brasileiros.Tarsila foi uma artista que aproveitou a oportunidade da Académie Julien, que era a "rebelde" das academias de arte européias, pois foi a primeira école que aceitou mulheres no fim do século XIX. Matisse, foi um dos alunos dessa académie. Mas, Tarsila, em 1922, sabe da Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Brasil, através de sua amiga Anita Mafaltti, desenhista, pintura, artista expressionista brasileira com raízes americanas,e italianas.
Tarsila retorna ao Brasil e é introduzida por Anita no grupo modernista (O Grupo dos Cinco: Mafaltti, Mario de Andrade, Tarsila, Oswald de Andrade e Menotti del  Picchi).Tal grupo agitou culturalmente São Paulo, com reuniões, conferências e festas. E segundo a própria artista, foi a partir daí que ela entrou em contato com a arte moderna. Casa-se então com Oswald de Andrade.
Abaporu
Em janeiro de 1928, Tarsila resolve dar um presente especial no aniversário do seu marido escritor, e apresenta-lhe o Abaporu; nome que ele próprio deu à criação da sua mulher. Este quadro esteve há pouco tempo exposto no hall do Palácio do Planalto, que a nossa presidente Dilma, com esta exposição de quadros pintados por artistas brasileiras quiz homenagear o mês das mulheres em março último.
Abaporu, significa "homem que come carne humana, o antropófago", significado colhido no dicionário Tupi Guarani do pai de Tarsila. A obra influenciou a Oswaldo escrever o Manifesto Antropófago e com isso acabou sendo fundado um movimento chamado de Movimento Antropofágico.O movimento tinha o objetivo de "deglutir", isso engolir, com esse caráter metafórico da palavra antropofágico, denotava um ato de canibalismo, sendo que referia-se comer a "cultura alheia" que  há época estava em alta, ou mesmo a interna que é uma mistura étnica.
O lago
Para alguns críticos de arte, era uma loucura do Modernismo, onde não se nega a cultura estrangeira( a européia, vigente à época), ela deve ser emulada, em outras palavras, copiada e melhorada. Transformada em nossa cultura.
Loucuras à parte,tive oportunidade de estudar um pouco a sua obra, tinha traços excelentes, foi uma artista que revolucionou a pintura brasileira. No ano em que nasci, a primeira Bienal aconteceu em São Paulo, e Tarsila expôs e encantou o público, ganhou o "Prêmio Aquisição".
Quero desejar bom dia ao leitor com exemplos da obra de Tarsila do Amaral, artista plástica de "transcendência universal".
Tarsila se foi em 1973, nos deixou um legado maravilhoso, entre pinturas e desenhos.  Em 2008, ela foi homenageada pela União Astronômica Internacional, com seu nome dado a uma cratera em Mercúrio. E neste mesmo ano, em que fazia 50 anos de arte, sua obra foi homenageada no Catálogo Raisonée, em 3 volumes, que você poderá visitar através do site:http://www.base7.com.br/tarsila
Caso você queira saber mais sobre Tarsila do Amaral, acesse ttp://www.tarsiladoamaral.com.br; e, aproveite para exercitar sua memória através dos jogos de quebra-cabeças, onde você poderá aproveitar e conhecer obras montando as peças. É fabuloso e criativo por demais!
Feira



Nenhum comentário:

Postar um comentário