segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Viva o Coração!

Estamos iniciando a Semana Mundial do Turismo, e, também é a semana do Idoso e do Coração!
 O Dr Josep María Caralps, é médico cardiologista, espanhol, autor do livro que é lançado ontem, " Super Corazón." Dr Caralps defende que para se ter saúde, fazer sexo é bom! E claro um vida saudável. Segundo o médico, que foi o autor do primeiro transplante bem sucedido na Espanha, em 1984, precisamos " discernir sobre o que é bom e o que é ruim". E ele defende que a saúde não está separada do prazer. 
Por isso que hoje, Dia Mundial do Coração, o post traz uma mensagem de otimismo para aqueles que querem desistir do amor. O turismo nos últimos 200 anos, é um aliado do amor e da saúde. Viagens fazem bem ao corpo e alma, sem contar que é uma troca de culturas.
Infelizmente há aqueles que usam nessa atividade ações negativas, e, surge a expressão "turismo sexual". Como escrevi aqui, e repito, na epistemologia turística, ainda não está definido esta tipologia. Por isso, que no Dia do Coração, escrevo este post com as recomendações de Dr Caralps:"Ensinar às crianças que fumar é prejudicial, que o álcool pode ser agradável, reconfortante e, em algumas ocasiões, até necessário, mas sempre, sempre com moderação, com muita moderação".
Quando se viaja, quando se desloca, o viajante se reconhece no outro muitas vezes, daí, que em algumas delas,  é levado a cometer erros, por isso que recomendo sempre ao leitor, aos amigos, aos parentes que viajam, usem sempre os serviços de um agente de viagens de confiança, pois com certeza terão boas recomendações com relação ao destino escolhido.
Um turista com problemas de hipertensão arterial, pode passar mal em um determinada destinação turística se esse não tiver sido avisado com relação às condições climáticas, geográficas, questões de culinária local, dentre outras coisas. 
O consultor de viagens de talento, saberá questionar alguns desses detalhes, quando se refere ao destino. Não que ele vá dar uma de médico, mas, se faz necessário está atento ao bem estar de seu cliente, e, isso inclui, a saúde.
Em minha experiência como guia de turismo, já tive clientes que "abusaram" de bebidas, comidas, tendo problemas posteriores, o que me fez por em prática os primeiros socorros, e,os encaminhar ao hospital.
Mas, voltando ao Dr Caralps, ele cita: Ser moderado em tudo é quase impossível, daí a necessidade de aprendermos desde pequenos, por isso a escola é importante, quando é um instrumento que poderá  ensinar a controlar mentalmente as emoções, a sermos humanos, termos cuidado com nós mesmo e com os outros".
Sinto-me contente em comemorar o Dia do Coração, escrevendo este post,e, levando ao leitor a refletir sobre sua vida, seu futuro, sua saúde, e às boas práticas no seu dia-a-dia.
Turismo saudável, é uma atividade excelente a se praticar, e quando é bem assessorado  se torna inesquecível. Por isso, cuide-se!
De coração, eu desejo um bom Dia do Coração aos meus leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário