terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia Mundial do Turismo e dia do Turismólogo


Com um encontro na EEEPPaulo Petrola, as técnicas do PEP/IPHAN, proferiram palestra sobre Patrimônio do Ceará, iniciando  as manifestações sobre o Dia Mundial do Turismo, que se comemora hoje. O tema como já falei em outro post, trata este ano de"Turismo aproximando as culturas", e nada mais importante do que os futuros guias de turismo participarem deste momento, entendendo o quanto o Patrimônio Cearense, é rico em sua diversidade. 
A palestra possibilitou aos nossos alunos, os esclarecimentos sobre o patrimônio cultural, que não se restringe apenas em imóveis oficiais isolados, igrejas, mas, na sua concepção dos dias de hoje, ele vai muito além, como bem colocaram as palestrantes historiadoras, Jana Rafaella Machado e Patricia Xavier. O patrimônio se estende à imóveis particulares, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagísticas, passando por imagens , mobiliário, utensílios e outros bens móveis.


Educação patrimonial, é relevante para o aprendizado e o entendimento do papel do turismo, que através das viagens, permite ao visitante aproximar-se da cultura do local visitado. A mim coube a apresentação das  abertura e apresentação das palestrantes, o que me deixou honrada e também senti-me mais uma vez orgulhosa de pertencer aos quadros de professores de ensino profissional em turismo no Estado.
Ser turismóloga e educadora me permite vivenciar momentos como esse, que fortalecem as esperanças de acreditar que uma nova geração de guias regionais está surgindo, e, isso fará com que tenhamos a certeza de que vale a pena a escolha desta profissão. Foi a melhor homenagem que recebi neste meu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário