domingo, 18 de setembro de 2011

Encontro de PAZ


Daniel, ProfªRegina, eu, Sr Márcio(Colégio Salesianos) e Sr Pimentel
Alguns amigos do Cariri, aqui apareceram para um encontro no Colégio Salesiano Dom Bosco, no bairro da Piedade. Profª Regina, Daniel e Sr Pimentel.
Claro que fui visitá-los, e aproveitei para documentar o nosso encontro. O mais gratificante de tudo, é que os amigos ao se reencontrarem fortalecem nossas energias, nos dá alegria, e, no meio de um ambiente de muita fé e paz, daí que é melhor ainda. Por isso, voltei ao Salesiano, após mais de 30 anos sem por lá entrar. Fiquei emocionada ao visitar a igreja da Piedade, que hoje vai encerrar seu mês de comemoração com muita fé, alegria e festa de  Nossa Senhora da Piedade, que é também chamada a Nossa Senhora das Dores. Em Portugal, existe uma freguesia com o nome de Nossa Senhora da Piedade, fica em Ourém, no Rio de Janeiro entre o Méier e Madureira, no Crato, vivi em meu cantinho em frente ao Cemitério da Piedade, e, hoje, o reencontro dos amigos foi no bairro da Piedade. Esse bairro em Fortaleza,  segundo um mapa da Regional 2 da Prefeitura não existe, não entendi, mas, quando os Salesianos lá chegaram era um bairro era muito pobre e pouco habitado. Não havia sistema de esgoto,nem de eletricidade. Desse jeito nem sei se posso afirmar que é  o bairro Piedade, mas, Joaquim Távora está no mapa da Regional 2, abaixo você poderá identificar onde se localiza.
Mapa da Regional 2(PMF)



Bem, mas, para melhor localização é só perguntar nas imediações das Av Antonio Sales, Rua Joaquim Torres, entre Nogueira Acioly e Dona Leopoldina, com certeza você encontrará a Igreja de Nossa Senhora da Piedade e os Salesianos . Depois eu vou pesquisar sobre esse bairro melhor.
Os padres salesianos chegaram a Fortaleza no final de 1937 e se estabeleceram no bairro Joaquim Távora ao lado da pequena igreja de Santa Terezinha, hoje igreja da Piedade.
Interior do Colégio Salesianos 

A diocese de Fortaleza fez a entrega oficial da Paróquia de Santa Terezinha aos salesianos no dia 1º de janeiro de 1938. Tendo sido declarado como Pároco o Pe. João Kaizer.
No início as dificuldades eram muitas, mas com a ajuda de distintas famílias, senhoras de caridade e a grande confiança de Nossa Senhora, os obstáculos foram se dissolvendo. Em pouco tempo um trabalho educativo com crianças, adolescentes e jovens começou a se desenvolver. Era a mão da obra de Dom Bosco em atividade orvalhada pelas bênçãos de Maria.
Assim nasceu o Oratório Salesiano Dom Bosco e a Escola Profissional Salesiana Dom Bosco, hoje Colégio Salesiano Dom Bosco. A Casa Salesiana da Piedade, com finalidade de caráter educativo, cultural e profissional, nasceu canonicamente em 21 de março de 1938.
Em 1964, foi criada uma oficina de marcenaria, considerada na época uma das mais bem equipadas de Fortaleza, sob coordenação do Irmão Salesiano Sr. Francisco Gomes dos Anjos.Ainda no mesmo ano de 1964 um convênio de locação com a Secretaria de educação do estado, um anexo do Colégio estadual do Ceará, que deu origem ao Colégio Estadual Professor João Hipólito de Azevedo e Sá, Em 1965 foi instalada uma oficina de tipografia; à frente, irmão salesiano Sr. Paulito Lyra de Andrade Lima . Os aprendizes, uma vez capacitados continuavam trabalhando na tipografia. Em 1984, sob a direção do Pe Valdemar Pereira dos santos foi implantado o 1º grau maior, hoje Ensino Fundamental, Dez anos depois (1994), sob administração do Pe. José Gomes dos Anjos, criou-se o 2º grau, hoje Ensino Médio; 1996 foi o ano histórico da 1ª turma do 3º ano do Ensino Médio, sob coordenação do Professor Valdir Paiano.


Aproveitei o encontro com os amigos e dei uma visitada no  Colégio e na Igreja, e na Rádio do Bosco, pois é ali que funciona a rádio que muitas vezes nos traz paz e harmonia.




Como manda a tradição, tem fogos pela manhã ao meio-dia e à noite. Sr Márcio foi o encarregado dos fogos de hoje.
Dei uma passeada no Colégio, e tive oportunidade de assistir o momento da preparação do andor de Nossa Senhora para a procissão de logo mais a partir de 17hr e depois terá show na quermesa.
Senhora Piedade nos abençõe





Nenhum comentário:

Postar um comentário