domingo, 11 de setembro de 2011

Assim se passaram 10 anos

Falar da tragédia do 11 de setembro em Nova York hoje, é impossível não lamentar,  basta abrir qualquer jornal on line ou não, para entender o quanto o mundo se transformou após esse episódio.
Minha solidariedade com os parentes das vítimas será eterna. Nova York continua a receber um grande fluxo de turistas, e, brasileiros então, aumentaram bastante o número atualmente; e no Marco Zero, é parada obrigatória para um breve silêncio, entre um city tour e umas visitas à lojas, restaurantes, caminhadas, etc.
Mas, hoje eu gostaria de postar um resumo dos principais atentados contra objetivos especificamente turísticos cometidos desde o 11 de setembro, conforme publicação do DT: 
  • Tunísia, 11 de abril de 2002. Umas vinte pessoas, entre elas 14 turistas alemães, morreram em um atentado na ilha de Djerba. 
  • Indonésia, 12 de outubro de 2002. Um duplo atentado na ilha de Bali provoca a morte de 202 pessoas, a maioria turistas de 21 países.
  • Quênia, 28 de novembro de 2002. Dezoito pessoas morrem em um atentado contra a um hotel de Mombasa.
  • Marrocos, 16 de maio de 2003. Cinco atentados em Casablanca contra restaurantes e hotéis deixam um balanço de 45 mortos.
  • Egito, 7 de outubro de 2004. 34 pessoas, a maioria turistas israelitas, foram  mortos em atentados cometidos em um resort turístico no Sinai. 
  • Turquia, 16 de julho de 2005. Cinco mortos pela explosão de uma bomba em um microbus no resort de Kusadasi.
  • Egito, 22 de julho de 2005. Três atentados em Sharm-el-Sheij causam 68 mortos.
  • Indonésia, 1ª de outubro de 2005. Três atentados em Bali provocam 23 mortos.
  • Jordânia, 9 de novembro de 2005. Três atentados causam 67 mortos em vários hotéis internacionais.
  • Egito, 24 de abril de 2006. Dezoito pessoas falecem nos atentados cometidos no resort turístico de Dahab.
  • Iêmen, 2 de julho de 2007. Morrem dez turistas, entre eles sete espanhóis, ao serem atacados os veículos em que viajavam. 
  • Marrocos, 28 de abril de 2011. Morrem quinze pessoas depois da explosão de uma bomba em um restaurante de Marrakech. 
A estes atos terroristas se somam os atentados cometidos pela Al Qaeda no metrô e ônibus de Londres (7 de julho de 2005, 50 mortos) assim como nos trens próximos de Madri (11 de março de 2004, 191 falecidos).
Toda esta cadeia de atentados alterou os fluxos turísticos internacionais durante os últimos dez anos. E, apesar da maioria dos destinos se recuperarem depois de haver sofrido ataques (incluída a própria cidade de Nova Iorque), as perdas econômicas são incalculáveis.
A última década também experimentou duas guerras no Oriente Médio, Afeganistão e Iraque. e Este último conflito sobretudo tem contribuído a encarecer o preço do petróleo. As grandes prejudicadas, as companhias aéreas.
Outro aspecto a ter em conta é a evolução do mercado emissor dos EUA, que depois do 11 de setembro diminuiu e desde e então não recuperou os volumes anteriores aos atentados.

O turismo como uma cultura de paz, não foi possível evitar tantas desgraças para com os seus praticantes, mas, confiemos em que o futuro poderá ser melhor, pelos menos da minha parte, peço mesmo ao Pai Eterno que ilumine e abençõe os nossos viajantes por esse mundo de meu Deus!
Boa semana a todos!
LUZ e BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário