domingo, 11 de setembro de 2011

Eita trem bom!!



Modelo do trem ACR(Foto de NF)



Acontece em novembro, em São Paulo, mais uma  Feira Negócios nos Trilhos. Desta vez a CAF-vai apresenta um novo e revolucionário modelo VLT, batizado de ACR- Acumuladores de Carga Rápida - capaz de operar sem catenária, sem terceiro trilho, sem alimentação pelo solo e sem baterias convencionais. O veículo - que já opera em Sevilha e em Saragoça -possui um pantógrafo que só se eleva durante as paradas, para uma carga rápida de 20 segundos. A carga é feita em uma seção de catenária com o mesmo comprimento do VLT.
Uma vez carregados, os acumuladores dão ao veículo autonomia de 1.400 metros, mais que suficiente para chegar à próxima estação e carregar de novo. Um sistema de recuperação de energia na frenagem complementa a alimentação dos motores de tração. O ACR foi desenvolvido pela Trainelec, empresa do grupo CAF.
Para quem não se lembra ou não sabe o que é , a  CAF- Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles; é uma multinacional espanhola, que desde 2009, instalou uma fábrica em São Paulo, no município de Hortolândia.VLTs sem catenária estão se tornando comuns em cidades européias que desejam preservar o aspecto visual de sua arquitetura. No Brasil, Brasília seria a primeira cidade a utilizar veículos, dentro do Plano Piloto. Uma licitação para quatro VLTs com esta característica chegou a ser realizada no ano passado e foi vencida pela Alstom,  que ofereceu seu sistema APS -Alimentação Pelo Solo -utilizado em Bordeaux. A licitação da infraestrutura foi no entanto cancelada em abril último pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal,  impedindo o fornecimento dos veículos.
 Uma nova licitação está sendo preparada e deverá ser lançada ainda no segundo semestre.
A apresentação do ACR será feita por meio de vídeos no cyber café que a CAF vai montar dentro da Feira.
Por aqui, não sei se será esse tipo de trem que trafegará na nova Av Beira Mar, mas, espero e faço votos que haja mesmo um trem a circular por Fortaleza, mesmo que seja um curto trecho, e, se for um VLT então, ficará charmoso.
Será que a fábrica de Barbalha não faria um para a Av Beira Mar? 
Foto: Rúbia Gomes
Montagem do trem em São Paulo(Foto da CAF-BR)

Assista o vídeo do ACR, acessando o link abaixo:
http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=13&InCdMateria=13808&pagina=

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