sábado, 3 de setembro de 2011

Campo Maior do Piauí


O início do povoamento da Freguesia (Paróquia) de Santo Antônio do Surubim data do Séc. XVII, quando D. Francisco da Cunha Castelo Branco, irmão do Conde de Pombeiro, estabeleceu algumas fazendas de gado nesse local, que hoje se denomina Campo Maior, nome dado pelo primeiro governador do Piauí, coronel João Pereira Caldas, numa menção aos belos e extensos campos de carnaubais.
A vila de Campo Maior foi elevada à categoria de cidade através do Decreto Estadual n.º 01 de dezembro de 1889.
Campo Maior: Lugar pitoresco, paisagem rara e natureza pouco explorada fazem de Campo Maior um ponto turístico do Piauí. Ao entrar na cidade você irá encontrar a Serra de Campo Maior, um prolongamento da Serra da Ibiapaba.  Por toda cidade encontra-se mantos de carnes secando ao sol, estendidas nas calçadas. O Museu do Couro, inaugurado em 13 de março de 1984 e instalado em um dos mais antigos prédios da cidade, guarda grande parte dos armamentos usados na Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823, além de roupas e artefatos de couro, usados pelos vaqueiros da região.Objetivava expulsar as tropas comandadas por João José da Cunha Fidié.
No local da sangrenta batalha, foi erguido um monumento em homenagem aos heróis que lutaram na Batalha do Jenipapo, que ganhou este nome por ter acontecido nas margens do rio Jenipapo, numa justa homenagem aos bravos combatentes. 
Tive oportunidade de visitar à época em que eu trabalhava no turismo do Estado, e lá levei alguns grupos. Meus pais moraram por lá na década de 50.
No meu post do último dia 24 de maio, conto uma curiosidade de meu pai, por conta de meu nascimento e Campo Maior.
Mas, abaixo está o mapa do Piauí e a localização deste município à margem da BR 222.com uma área de 1.657,10km², situado no centro-norte do Estado.

Campo Maior é conhecido como o local de grande produção de carne de sol, uma delícia da gastronomia nordestina. É um lugar bastante agradável, paisagem rara e de fácil acesso. Localiza-se próximo à Capital. Ao entrar na cidade você já avista a Serra de Campo maior, um prolongamento da Serra da Ibiapaba. O fato mais pitoresco é que encontra-se muitos mantos de carne secando ao sol, estendidas pelas calçadas.
O Museu do Couro, inaugurado em 13 de março de 1984 e instalado em um dos mais antigos prédios da cidade, guarda grande parte dos armamentos usados na Batalha do Jenipapo; além de roupas e artefatos de couro usados pelos vaqueiros da região.
Em junho, acontece a Festa de Santo Antônio que congrega um grande número de pessoas, e é nessa época que tem a Missa do Vaqueiro, que é uma festa à parte. A história do vaqueiros se confundo com a história do povo piauiense. A celebração da missa acontece no período em que a cidade se enche de alegria e fé, para veneração do Santo padroeiro da cidade. Os vaqueiros vestidos de couro, lotam a catedral de Santo Antonio. Após a missa, saem em cavalgada pelas ruas e avenidas do município. Segundo o site jornalista292.com.br " o sertanejo que cuidava dos animais foi decisivo para o desenvolvimento econômico do Piauí.A atividade hoje envolve cerca de 35 mil famílias".
Festival Sabor Maior de 2010
Outro evento que está se confirmando como um dos grandes atrativos turísticos culturais na cidade piauiense, é o Sabor Maior. Trata-se de um evento que tem o objetivo de divulgar a culinária à base de carne de sol. Este ano em setembro será a 3 ª edição, sinal de que a iniciativa que envolve o Governo Municipal, Estadual, Sebrae e conta com o apoio da  iniciativa privada através de restaurante, lanchonetes e bares da cidade. Quando se fala em gastronomia, com certeza é sucesso! Principalmente quando encolve a famosa carne de sol do Piauí. Pratos à base de capote, carneiro e carne de sol. O Sabor Maior Festival de Gastronomia e Cultura, será este ano nos dias 9,10 e 11 de setembro, com concursos de culinárias, visitas às fazendas históricas, trilhas ecológicas, oficinas gastronômicas e shows de artistas.
Como o leitor pode ver, as cidades de Campo Maior em Portugal e Campo Maior do Piauí possuem atrativos destintos, mas, ambas se caracterizam como um destino de turismo cultural, podendo ser apreciado e deglutido com sabor e arte! É isto que caracteriza um destino. Suas atrações naturais e culturais, seus sabores e suas festas populares, seus centros históricos, seus costumes e tradições.
Observem que nos dois destinos, é possível aproveitar desses atrativos cada um com sua peculiaridade, seu jeito de receber, sua gente.
Quando estudamos a psicologia do turismo, estuda-se o comportamento do turista com relação ao produto turístico, sendo ele, o  visitante curioso, detentor de vários desejos a serem satisfeitos em sua estadia. E dentre estes, a vontade de se envolver na cultura dos residentes é apenas um deles. São muitos os desejos que permeiam no imaginário do turista. São lugares como os Campo Maior daqui como o de Portugal  que oferecem ao visitante atrativos que ele se aproxime mais da cultura anfitriã. Por isso defendo o bem receber, a excelência nos serviços.
O leitor com certeza poderá pensar que em Portugal o passeio será bem melhor, mas, quem sabe em Campo Maior do Piauí, não será bom também? Cada um dos destinos, possuem suas características, mas, o locus só será realmente atraente e desperta a vontade de voltar, se os serviços turísticos forem bem realizados e com qualidade.

Fontes: Prefeitura Municipal de Campo Maior, Setur-PI, Google, Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário