quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cuidar do Campo é Cuidar da Vida!,



A institucionalização do Dia Nacional do Campo Limpo no calendário nacional representa um reconhecimento à importância desta data dedicada à mobilização dos envolvidos no programa de logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas pela conscientização ambiental na agricultura. Este dia foi idealizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias-INPEV, em 2005, no sentido de mobilizar em um única data, todos os envolvidos no programa de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas como : agricultores, distribuidores, cooperativas, poder públicos e indústria produtiva, com a finalidade de levar para a sociedade as informações sobre essa iniciativa de sucesso. A cada ano, vem aumentando o envolvimento das comunidades com o Dia Nacional do Campo Limpo; tanto que no ano passado houve a participação de 140 mil pessoas de 98 municípios, compartilhando a iniciativa em defesa da importância da preservação do campo limpo por meio da difusão de práticas responsáveis como a destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Como tudo que passa em torno das boas práticas tem a ver com a educação, em 2010 também foi o primeiro ano de implantação do projeto de educação ambiental Ciclo de Vidas das Embalagens, alinhado aos parâmetros curriculares nacionais e adotados por mais de 1.000 escolas brasileiras. Abaixo segue a tabela da evolução desde sua implantação; onde se pode verificar público atingido, os Estados e as unidades de recebimento. São as políticas públicas dando certo também no campo. 

200520062007200820092010
Público atingido11.30038.25376.573117.449112.638139.616
Estados participantes151821232323
Unidades de recebimento407393999998



O projeto de Lei para a inclusão do Dia Nacional do Campo Limpo no calendário oficial brasileiro de comemorações foi sancionado pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. Esse foi o primeiro ano de comemorações com a data oficialmente inserida no calendário nacional.
Algumas atividades são desenvolvidas neste dia, veja abaixo e se vc quiser, na sua comunidade aproveite e participe também, dê sua contribuição para uma vida mais saudável no campo:
Concursos de desenho e redação para os alunos das escolas envolvidas nas comemorações com etapas regional e nacional;
Circuitos de palestras sobre assuntos relacionados à preservação do meio ambiente;
Visitação as centrais de recebimento;
Atividades culturais e educativas sobre meio ambiente;
Trabalho com estudantes desenvolvido de acordo com material didático especialmente desenvolvido para esse público.

No Ceará, o município de Ubajara participa das comemorações por meio da realização de palestras, promoção de visitas ao interior da central, entrega de prêmios aos agricultores que se destacam neste processo, além de apresentações culturais e educativas. São formas de mobilização para o envolvimento das comunidades a fim de conscientizarem-se sobre Pa preservação ambiental. E lá alunos do 4º e 5º anos, vão participar dos concursos de desenhos e redação, com o tema: Cuidar do campo é cuidar da vida, e o tema da redação é "O meio ambiente e as embalagens do campo:tudo a ver!"



Para saber mais, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário