terça-feira, 16 de agosto de 2011

Meu Bom Dia com homenagem à jovem Teresina

Trecho do livro Como Nasceu Teresina-Expo150anos(Foto de Célia Augusta
Salve, minha terra querida, embora não tenha vivido tanto por ai, mas, confesso que por ti tenho um amor muito especial. Nascer em Teresina, me faz muito feliz! Na Rua São Pedro,há 60 anos atrás, em casa de meus queridos avós paternos Heliodoro e Augusta, vim ao mundo "forte e robusta"...gosto de ti Teresina, que muitos insistem em escrever teu nome com TereZina, e, sempre que vejo estou eu a corrigir: Olhe, Teresina é com S, de Teresa Cristina, pois,Teresina, é uma forma sincopada do nome da Imperatriz, grafada originalmente Theresina. Hoje comemorando 159 anos de idade, aqui faço uma homenagem à minha linda cidade verde Teresina.
Palácio do Karnak-Teresina-PI(Foto de Célia Augusta)
Flores do jardim da casa que nasci, na Rua São Pedro
Av Frei Serafim-Teresina-PI 
 Tudo começou com José Antonio Saraiva, um dos homens proeminentes do Segundo Império, era um político influente, tendo exercido diversos cargos tais como Ministro, Deputado, Senador e Presidente de várias Províncias. Jovem de 27 anos, assume a presidência da Provincia do Piauí no século XIX. Percebendo que a capital Oeiras, era longe e tinha dificil acesso,trabalhou para a mudança mais perto de Caxias (ao leste do Maranhão), pois a cidade apresentava uma ascensão econômica, o que consolidava uma ameaça para o desenvolvimento do Piauí. A despeito da forte resistência do povo de Oeiras, Saraiva em discurso histórico na Assembléia Provincial afirma que a mudança daria ao Piauí "uma Capital mais rica, mais cômoda, mais civilizada e mais conveniente à direção dos negócios públicos". E, nasce então Teresina,entre o litoral e o sertão,  o Poty e o Parnaíba, rios que cruzam a cidade verde, que eu curto muito. Saraiva ganhou uma praça, a segunda maior da cidade, quando Teresina fez 100 anos.
Momentos na Igreja São Benedito, onde
me batizei -Teresina-PI

Caminhei por esta cidade há algum tempo, me perdi entre o verde, os jardins, as lembranças de minhas férias, e me deslumbrei! É sempre assim, cada vez que ai vou perco-me entre as ruas largas, o povo simpático, jardins maravilhosos, e verde, muito verde. O quê dizer do calor? Ora, é quente, mas, tem lojas com ar condicionado, tem espaços que à sombra das árvores você pode muito bem se refrescar, tem os táxis, e tem mais, em meses de inverno, o calor não é tão grande. Mas, também, fique por lá em época de chuvas, se você tiver medo de trovões, se prepare! As pancadas são grandes, e, é muita chuva! Afinal,
Teresina foi fundada em um local chamado Chapada do Corisco, tudo por causa das descargas da atmosfera, em seus meses de chuva, ocorre até hoje, tal incidência destas descargas é considerada uma das maiores do mundo.
Teresina, segundo o site Teresina Panorâmica, já nasceu moderna, pois antecedeu capitais planejadas em outros Estados, como Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Palmas.
Vista da Igreja São Benedito da Praça Pedro II-Teresina-PI(Foto de Célia Augusta)
De tudo que me encanta em  Teresina, além de seus verdes jardins, seu sobrados, suas praças, é a limpeza da cidade. Muito boa por sinal, pelo menos há época que lá estive. Espero que hoje seja dia de festa nesta cidade linda que me deixa muito feliz sempre que lá retorno.
Minha homenagem através de minhas fotos, podem expressar meu orgulho de ser piauiense e ter nascido na cidade de Torquato Neto. Meus parabéns cidade querida!

Painel em madeira, na entrada do Centro Artesanal Mestre Dezinho-
Teresina-PI (Foto de Célia Augusta)




















Estátua em madeira do poeta Torquato Neto-Teresina-PI(foto de Célia Augusta)
Flanando por Teresina-PI(Foto de Célia Augusta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário