quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Burle é Máximo!

Hoje, o “doodler” do Google, traz uma homenagem a um dos importantes nomes da artes e do paisagismo do Brasil. Roberto Burle Marx.
Burle Marx, nasceu em São Paulo, tinha a mistura pernambucana e francesa da mãe e alemã do pai, herdou do casal as artes musical e plástica. 
Se vivo fosse faria 102 anos. Jovem, mudou-se para o Rio de ,  Janeiro onde aprofunda os seus estudos. Fez curso de artes na Alemanha e por influência do amigo Lucio Costa, o inigualável arquiteto, Burle Marx,na década de 30,  entra na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, hoje a Escola de Belas Artes da Universidade do Rio de Janeiro,berço de formação de outros gênios da arquitetura brasileira Niemayer, Hélio Uchôa e Milton Roberto.
Jardins do Hotel Colonial-Fortaleza (Acervo CA)
Na década de 70, no Ceará, um dos trabalhos que considero inesquecível , foi o do Hotel Colonial Praia, que hoje não existe mais, e também nem sei se ao demoliram há alguns meses atrás conservaram algo de seus jardins tão  lindos entre os varandões que o identificaram como o primeiro hotel horizontal praiano de Fortaleza. Quando lá trabalhei, fiquei encantada ao conhecer o espaço.Feliz, porque o cenário de meu trabalho havia sido projetado por Burle Marx. A variedade das plantas era muito rica, os turistas ficavam admirados pela beleza e  a oportunidade de conhecerem um pouco da nossa flora cearense:plantas típicas da caatinga e do litoral. Com fruteiras como: côco, caju, babaçu, goiaba, mamão, romã, siriguela, graviola, carambola, ata (fruta do conde), banana, sapoti, maracujá, acerola, pitanga; ervas como a  cidreira, capim santo, mastruz, majericão, hortelã, menta;e madeira de lei, tais como pau-brasil e cedro.
   Cheguei a vê-lo pessoalmente, um artista de renome com uma simplicidade muito grande. Lá em João Pessoa-PB, os jardins do Parque Solon de Lucena, também fazem parte da obra de Burle Marx.

 
Ele e os jardins, o Máximo! 
Segundo o que foi publicado na época de seu centenário, ele teria idealizado cerca de três mil jardins. Ele podia se orgulhar das atividades que exercia, afinal ele foi o melhor paisagista do século XX. Autor de obras que se tornaram cartões postais de nosso país. tapeceiro, escultor, pintor, um homem de visão futurista, amava seu país, e , junto com Tom Jobim foi um dos precursores na defesa da proteção de nossa flora brasileira. 
Jardins de Brasilia 





Deixo minha homenagem ao querido Burle Marx, ecologista que mudou a visão paisagística no mundo, valorizando a nossa rica flora tropical.


Fontes: Sesc, Wikipédia,Ferreira, Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário