quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hoje vai ter feira?

Feira de Baturité-CE
Sim, hoje também tem feira! Em algum bairro da cidade, quer do Cariri, quer do Ceará, do Nordeste, do Brasil hoje tem feira. Pelo mundo a fora, desde cedinho que há um feirante a vender algo. No dia que se comemora o Dia do Feirante, quero homenagear de coração a todos os componentes desse negócio que desde há época medieva, oferece de tudo um pouco... Ano passado ainda não escrevia no blog, e não pude no dia de hoje homenagear, mas, hoje sim, é dia de falar do FEIRANTE...Para mim que sou uma fã de feiras, estou feliz em poder escrever sobre o feirante neste dia. Quem de nós, quer donas de casa, escritora, professora, aluna,curiosa, turista ou não, nunca andou em uma feira? No século XVII elas se oficializaram pelo Brasil, afinal desde o ano de 1687, houve uma certa aceitação em São Paulo-SP, para vendas de "hortaliças, gêneros da terra e peixes". E o tempo passou, ainda estão em vários lugares de São Paulo.
O feirante é um elo importante na cadeia do abastecimento alimentar. A tradição das feiras de rua no Brasil ainda não se perdeu, e há quem prefira frequentá-las aos grandes supermercados.

A proximidade com o vendedor e a possibilidade de barganha são algumas das vantagens de se freqüentar as chamadas feiras livres.
Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista, a feira está longe de ser um mero lugar de comercialização de frutas, verduras e outros tipos de mercadorias: é um ponto de encontro entre as pessoas, um lugar para se comer pastel frito na hora e beber garapa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário