quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os artistas em seu dia

Hoje também é dia de homenagear os artistas...Aqueles que possuem um dom, para a pintura, a interpretação, dentre outros. Para uns os artistas não são tão importantes, há também os que se fazer passar por alguém, esses são os artistas no sentido figurado! Há os que estudaram, frequentaram escolas de artes, teatro, cinema, circo dentre outros espaços para formação de artistas. Porém, há aqueles que eu considero como os melhores, os que possuem um talento nato, passam pelas ruas de grandes cidades ou até mesmo em núcleos urbanos menores, e, nos trazem com toda competência a sua arte, a estes eu quero deixar minha homenagem.
Esses anônimos perdidos em suas andanças, nos chamam a atenção em uma esquina, uma praça, uma estação de ônibus, metrô,e dedicam-se a levar sua arte para deleite de milhares de pessoas que passam por esses locais, e que diversos nem sequer os olha, ignorando-os.
Uma das coisas que mais admiro nesses artistas, além da coragem, do despojamento, é a persistência, eles muitas vezes são mal interpretados pela ignorância, sensibilidade, compreensão de muitos...Lembro-me uma vez que andando pelas ruas de uma cidade da Suíça, encontrei um violonista solitário. Pena não ter neste dia a máquina à mão, teria guardado em uma foto aquele momento. Mas, não dá para esquecer, fiquei ali parada, curtindo o talento daquele artista, o som do violino, o rosto dele ao tocar expressava realização, esta é a palavra que encontro para definir aquele artista de rua. A realização de um sonho, uma meta, a sua perfomace, era o seu momento...inesquecível!
Outros já vi, deles inclusive com pai, mãe, filhos e genros. Mambembes com sua arte a levar em vilas, cidades pequenas, do sertão nordestino, o entretenimento para o homem da terra batida, da enxada, da caatinga, do agreste e por aí vai. Artistas de fazer inveja aos padrões globais, pois eles se viram com o que arrecadam em suas andanças pelo sertão. Artistas que reverencio hoje em seu dia. Anônimos da rua, da estrada, do teatro, do cinema, da televisão, artistas que nos fazem sonhar muitas vezes, que nos emociona, que nos alegre, nos diverte e nos dá através de seu trabalho emoções inesquecíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário