segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dia do Folclore


Saci Pererê

O termo folk-lore foi criado pelo antiquário inglês, William John Thoms, que nasceu em 1803 e morreu em 1885. em 22 de agosto de 1846, William, usando o pseudônimo de Ambrose Merton, publica um artigo com o título Folk-lore, na revista The Athenaeum, de Londres. Propunha o termo, como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular, tendo essa definição o significado de "a sabedoria do povo".
William John Thoms, como era antiquário, associou o folclore às antiguidades populares, e essa associação permaneceu, sob muitas formas, em diversos conceitos do folclore.
Folk quer dizer povo, nação família; Lore  significa instrução,conhecimento, saber, portanto, Folk-lore ou Folclorequer dizer a ciência ou sabedoria popular.

Os estudos sobre folclore no Brasil,  só atingiram um nível científico em 1913, quando o lingüista e historiador João Ribeiro realizou o Curso de Folclore na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O folclore passou a representar, inclusive, uma área de suma relevância da antropologia cultural e, o dia 22 de agosto, mediante um decreto de 1965, foi instituído como o Dia do Folclore.


Em 1941 foi fundada a Sociedade Brasileira de Folclore por Luís da Câmara Cascudo, "O Papa do folclore Brasileiro", falecido a 31 de julho de 1986, em Natal - Rio Grande do Norte, aos 87 anos de idade, com 160 obras publicadas.
Bumba meu Boi
Folclore  é uma ciência fronteiriça, formada por uma  confluência de outras ciências. Como a Antropologia o folclore se liga à Sociologia, por excelência:
Psicologia, História, Geografia, Lingüística, Arte, Etmologia, Etnografia, etc.
Dentre as teorias de conceituação, destacamos algumas para análise:
Diz Rossini Tavares: "Ciência que estuda os fatos da cultura material e espiritual, criados ou adaptados pelos meios populares dos países civilizados, que são de aceitação coletiva".Já Câmara Cascudo·conceitua folclore como: "Cultura tornada normativa pela tradição, unidade funcional do heterogêneo pelo exercício consuetudinário". João Ribeiro: "Folclore é uma pesquisa da psicologia dos povos, das suas idéias e de seus sentimentos comuns, do seu inconsciente, feito e refeito secularmente e que constitui a fonte viva donde saem os gênios e a individualidade “. Com o passar dos anos, o domínio do folk-lore foi se ampliando. Atualmente, o conceito compreende o estudo da cultura espontânea da sociedade, ou seja, tudo aquilo que as pessoas dizem, sentem e fazem. O folclore se tornou uma ciência sócio-cultural, por assim dizer. Tal ciência objetiva dar conta dos mitos,superstições, contos, fábulas, poesias populares,provérbios, culinária, arte, literatura popular, música,jogos e brincadeiras infantis, danças, entre tantos outros, ainda que seus elementos não sejam mais anônimos e/ou orais (como, por exemplo, a literatura de cordel.Independentemente do grau de civilização, de cultura, de capacidade, de ingenuidade, ou até mesmo de barbárie, todas as sociedades desenvolvem hábitos e costumes próprios acerca do mundo e das coisas, ou, em outras palavras, possuem uma alma coletiva. 
Maracatu



Do acervo popular que representa o folclore fazem parte: os amoladores de tesouras e de facas, que anunciam os seus serviços pelas ruas; os vendedores de algodão-doce, cavaquinho, japonês, vassouras, cuscuz, colheres-de-pau; a culinária, o artesanato, os cantadores de viola, os maracatus, reisados e pastoris, enfim, tudo e todos que, sem qualquer intencionalidade, continuam mantendo os hábitos e costumes do Nordeste, preservando e enriquecendo a cultura popular dessa região do Brasil.
.
Ao ser perguntado o que é Folclore, nosso poeta Patativa responde:
“(...)

Eu e você que vivemos
No nosso pobre sertão
Muitas coisas ainda temos
Da popular tradição:
Além de outros o girau
E a carrocinha de pau,
Em vez do bonito carro.
Que prazer, satisfação,
A gente comer pirão
Mexido em prato de barro!
Folclore meu camarada,
Vimos a toda hora,
É história de alma penada,
E lobisome e caipora
Folclore é aquele instrumento
Para o seu divertimento
E chamamos berimbau;
É também a brincadeira
Ritmada e prazenteira
Chamada  maneiro-pau.”

Fontes: Fundaj,Google,O que é Cultura Popular-Arantes, Antonio Augusto, 1988; Dicionário de Folclore Brasileiro, Cascudo, Luiz da Câmara, 1972.Folclore no Brasil, Cascudo.Luiz da Câmara, 1980.





Nenhum comentário:

Postar um comentário