sábado, 27 de agosto de 2011

Escrevendo sobre Eventos


Barão de Gourmandise,Duquesa Raissa, Artur(o Anfitrião
do stand da casa Garcia Goumet) eu e Dom Pedro)

Vamos conversar um pouco sobre um assunto interessante: Eventos. Mas, primeiro exponho alguns  conceitos deste segmento que faz parte da cadeia produtiva do turismo:
     "É uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e/ou entidades realizada em data e local especial, com objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contatos de natureza comercial,cultural, esportiva,familiar,religiosa,científica etc." afirma Zanella, (2006). Já Canton(2008),  nos revela que evento  constitui uma transação realizada por uma empresa ou por um empresário, cujo objetivo não está associado à transferência de um bem, mas sim de um serviço como um ato, uma ação, um esforço, um desempenho a ser oferecido para uma clientela segmentada previamente. 
Os candidatos do Concurso de Sanduíches
em momento criativo
   O evento provoca fortes emoções para os participantes, para os promotores e organizadores. Para quem organiza, o evento significa muito trabalho, iniciativa,criatividade, competência e resultados. Para quem participa, significa congraçamento e integração, gerando e consolidando vínculos e relações de caráter profissional e pessoal. Clientes não só compram produtos, mas, também expectativas. Em outras palavras, temos nos serviços de eventos o significado de atenção, afetividade, simpatia, reconhecimento e sinceridade.
Visão Geral do Salão de Exposição
    E foi no Cearapão, um evento da Associação Cearense da Indústria de Panificação-ACIP,Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará-SINDIPAN, que eu pude apreciar, observar, garimpar, trocar informações e conhecimentos, fazer novos contatos e sobretudo consolidar vínculos profissionais. O evento do CearaPão, foi para mim, que infelizmente no ano passado não estive presente, uma excelente oportunidade de fazer uma reaproximação com as pessoas do trade a qual pertenço. Mas, quero deixar bem claro que, como alguns colegas da Confraria do Barão de Gourmandise e de academia, sou uma formadora de opinião, é evidente que tenho elogios e críticas. Por isso que iniciei este post com alguns conceitos sobre Evento. Pois, gostaria de pontuar alguns momentos que considero interessante para o estudante de turismo ou o leitor de meu blog.  
Oficina
       O evento visa por em prática, uma ação profissional que envolve pesquisa, planejamento, coordenação, controle, execução de um projeto. E, sendo assim, este momento da execução deve ser o que chamamos de "momento da verdade" o encontro do consumidor com o produto. Sobre a abertura, atrasos. Sobre o início do evento, atrasos, sobre algumas oficinas e palestras, atrasos. Sobre os recepcionistas, simpáticos, mas, alguns alheios à proposta do bom atendimento. Sobre as inscrições; tivemos que fazer tudo de novo porque o "sistema não acatou as nossas inscrições" segundo informou um dos recepcionistas. O sistema, no meu entender, deveria acatar as informações que lhe foram inseridas pela internet. Trata-se de planejamento, check-list, ou não? 
       Na evolução histórica sobre eventos, o primeiro de que se tem registro foi o Concílio de Nice, em 325 d.C, depois em 381d.C, ocorre o Concílio de Constantinopla. Dando um salto na história, temos no século XIX,o primeiro Congresso de Medicina, em 1861. E com certeza, em cada um deles, houve algo que com certeza até hoje existe: Planejamento. 
       E depois, então de sua expansão em 1955, é que o planejamento passa ser o fundamental para a execução dos eventos pelo mundo. Os eventos contribuem para o desenvolvimento regional, cultura local, meio ambiente, história, qualidade de vida da população local dentre outras . Enfim, quando se fala em evento e turismo, temos que lembrar que este conjunto de atividades envolvem, deslocamento, hospedagem, alimentação e lazer,são exercidas com o objetivo de participação em inúmeros tipos, tais como congressos, feiras, seminários, feiras, simpósios, etc, que visam o aprimoramento de uma atividade profissional, portanto exige um planejamento adequado a cada perfil . Não é somente um determinado público alvo, as empresas necessitam entender que, quaisquer que seja tal público esta atividade tem que ser na mais completa organização, se houver falhas, que sejam as mínimas possíveis, mas, um conjunto delas poderá ser evitado caso haja uma melhor organização.
       Alguns dados: O evento da Cearapão 2011, recebeu mais de 1.500 pessoas, participaram , Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Café Treviolo, Bralix, Moinho M Dias Branco, Sebrae, Sindipan, Casa Garcia Gourmet,Rich's, dentre outros. Quem sabe no próximo ano, o Centro Multifeiras  já estará pronto e poderá receber um número bem maior? Eu acredito nisso, e espero sinceramente, que o evento seja bem melhor organizado do que foi este ano.
Jesus, Raissa, Barão, Matu Macedo, eu e Geni França


Fontes: Canton Antônia;F &Convention Bureau;Ferreira, C A; Sindipão; Zanella, Luiz Carlos.


Um comentário:

  1. Reubens - Barão de Gourmandise29 de agosto de 2011 às 20:08

    Bom tê-la como companhia nos eventos Baronesa. Que venham mais eventos para nós. Bjão.

    ResponderExcluir