terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lasar Segall, o sogro de Beatriz


Aquarela-Família(Acervo MLS-SP)

Se a gente falar sobre Odete Roitman para muitos, já sabem que se trata de Beatriz Segall, uma extraordinária atriz, que nasceu em 1926. Ultimamente tem-se falado muito dela, por conta que em um dos canais de TV a cabo, reprisaram a célebre novela "Vale Tudo".
Sem contar que, por conta de seu retorno à telinha, ainda lhe deram um papel em uma das minisséries em canal aberto.Penso cá, poucos  não sabem que o Segall de Beatriz, essa brilhante atriz, tanto no teatro, televisão e cinema; é por conta dela ser nora do famoso artista plástico Lasar Segall, que se mudou para o Brasil na década de 20 do século XX . 
E, hoje dia 02 de agosto rendo homenagem ao grande Segall, alemão naturalizado brasileiro, de quem o nosso Drumond, comenta, quando ele decorou com suas pinturas, o  Pavilhão de Arte Moderna então local dos encontros modernistas,  no ano de 1925, situado nos jardins da casa de Olívia Guedes Penteado, em São Paulo : "“Segall se revelou na decoração desse salão um idealista excelente. Um idealista de felicidade. E me parece que foi esse idealismo que lhe permitiu chegar nos quadros atuais a um conceito mais realista de realidade, abandonando aquele trágico mortificante e incessante que lhe caracteriza toda a obra anterior à fase brasileira”.
Exatamente, vir ao Brasil, optar por este país, fez com que Segall, se transformasse, e, assim acontece com inúmeros artistas plásticos que aqui vieram residir. O brilho do sol, a luz do país, o verde das matas, a brejeirice das brasileiras, a mistura que conquistou tantos e conquistará outros mais.Segall faleceu em 1967, no dia 2 de agosto
Rendo minha homenagem à obra maravilhosa de Segall, que tive o prazer de visitar e admirar um pouco sobre sua obra no Museu que leva seu nome, que foi criado em sua antiga residência, ideia de sua viúva Jenny Klabin Segall, e na década de 60, os filhos cristalizaram seu sonho. É um espaço muito bonito. E se torna mais bonito ainda, porque desde 1985 foi incorporado à Fundação Pró Memória que integrando hoje o IBRAM, como unidade especial. Olha a importância do acervo:
Museu Lasar Segall-SP (Foto MLS)
Há cursos na área de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema e ainda por cima, ele abriga um biblioteca muito grande, que é um acervo de referência em artes do espetáculo e fotografia.
De uma simples homenagem da família, o espaço tornou-se um órgão federal, e possibilita ao visitante a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre a obra de grande artista plástico, além de vivenciar o espaço em que Segall viveu.
Você que viaja a São Paulo, vá por lá, observe, aproveite! Detalhe: Entrada é gratuita.
Escrevo isto por admirar os espaços culturais e defender que está na hora de termos um curso sobre Museologia, aqui no Ceará! Museologia, já!


Visite o site do museu e saiba maiores informações: http://www.museusegall.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário