sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Semana Mundial da fotografia


Máquina Antiga, em Porto-Portugal
No dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial de Fotografia. A fotografia surgiu na primeira metade do século XIX, revolucionando as artes visuais. Sua evolução deve-se a astrônomos e físicos que observavam os eclipses solares por meio de câmeras obscuras, princípio básico da máquina fotográficas . A câmara obscura tornou-se acessório básico para pintores e desenhistas, inclusive para o extraordinário Leonardo da Vinci, pois ele fez uso desta ferramenta e deixou uma descrição minuciosa em seu livro de notas sobre espelhos publicado muito depois de sua morte em 1797. Antes dessa data, as observações feitas em 1558 pelo cientista napolitano Giovanni Baptista Della Porta, também continham uma descrição detalhada sobre a câmara obscura. Com o passar dos tempos, a câmera obscura foi sendo reduzida de tamanho, de modo que artistas e pesquisadores pudessem carregá-la com facilidade por onde andassem.

Na virada do século XVII para o XVIII, as imagens feitas por meio de câmera obscura não resistiam à luz e ao tempo, desaparecendo logo após a revelação. Foram vários os pesquisadores que conseguiram gravar essas imagens, mas todos encontravam dificuldades em sua fixação.
 Em 1816, o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) dava os primeiros passos no caminho do registro de imagens por meio de câmera obscura. Pesquisando um material 
recoberto com betume da Judéia e em uma segunda etapa com sais de prata, ele conseguiria gravar imagens em 1827. Niépce batizou a descoberta de heliografia. Existem, porém, dúvidas de que Niépce tenha realmente se utilizado do nitrato ou cloreto de prata, uma vez que os 
documentos que comprovariam essa utilização não são esclarededores, segundo alguns autores.  A  pesquisa de Daguerre acabou sendo reconhecida pela Academia de Ciências de Paris, em 19 de agosto de 1839, sendo batizada como daguerreótipo, um método de gravar imagens por meio de câmera obscura. Daí a data ser comemorada sempre! 

Pensando nisso, um grupo por aqui criou um movimento chamado Encontros de Agosto. O grupo faz parte do Fórum de Fotografia-Ceará.
Esse movimento é o primeiro, e trará uma extensa programação para quem curte fotografias.


Luizinho e sua câmara !
Há pouco tempo estava eu assistindo o programa da TV O Povo, do Rui Li.ma, quando tive a surpresa de tomar conhecimento desse evento. Fiquei triste porque o Luizinho Ferreira não vai participar. Ele é muito bom! Historiador e fotógrafo, desde jovem é chamado de Luizinho, tornou-se conhecido pelo seu talento no alto dos seus 1,40m. Em 2009, lançou um livro com 87 fotos em preto e branco, chamado "Quando Éramos Felizes...mas, nem tanto", o livro ainda conta com ilustrações do arquiteto Damião Lopes, textos e depoimentos de uma época bastante conturbada em nosso país, 1977 a 1989. vale a pena conferir.
Tenho o interesse e o prazer em fotografar estimulada pelas oportunidades que vi Luizinho fotografando, transformando o mundo em pedaços que podemos sentir em nossas mãos, como lembra Sontag(1077). "Miniaturas da realidade qualquer um pode fazer ou adquirir". Por isso, que quando eu posso, aproprio-me de pedaços do mundo que encontro pelo caminho. Ainda bem que isso eu faço sob uma visão histórica e antropológica, com a sensibilidade que trago em meu DNA, afinal tenho o maior orgulho de ter Luizinho, o pequeno-grande fotógrafo como primo.
Se você curte fotografia, aproveite e acesse o link www.encontrosdeagosto.net e participe no Centro Cultural BNB, de algumas palestras, pois assim você terá oportunidade de aprender mais e conhecer muita gente boa da imagem,como Chico Albuquerque, filho do inesquecível Chico que foi um dos mais famosos fotógrafos do Brasil. Vai ter gente do Pará, da Paraíba, de São Paulo e da Argentina.
Terá exposições de fotografias também.
A programação completa está no site, mas, continuo lamentando a ausência do Luizinho, mas, ficará para o próximo, afinal reconhecidamente ele é um dos excelentes fotógrafos que eu conheço, já ganhou prêmios por este Brasil a fora, Minas, São Paulo, além da Unifor Plástica em sua categoria. Estou esperando a autorização para expor aqui, algumas de suas célebres imagens que ele captou em diversas câmaras que usou, quer analógica como digital. 


Alguns livros interessantes sobre fotografias:
Sobre fotografias-Susan Sontag, 1977.Companhia das Letras
Extremos-Fotografias na coleção da Maison Europeene de La Fotographie-Paris, 2011.Instituto Moreira Sales.
Guia de Fotografia Digital. Steve Bavister, 2010. Editora Senac






Nenhum comentário:

Postar um comentário