segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A mitologia e as viagens

No dia de hoje, é um dia para se lembrar de Hator, uma Divindida de múltiplos nomes e múltiplas atribuições. A Deusa, tornou-se a personalidade de várias outras Divindidas egípcias e de outras nações,é  aclamada por vários nomes como Isis, Bastet, Sekhemet, Nut e Astarte. Os gregos a identificam como Afrodite, a Deusa da beleza. Hoje é dia de comemorar Hator, o modelo divino da feminilidade. 
Com caracteres gentis, amáveis, ternos e sensuais associados ao feminino, sendo, no fundo, a Deusa protetora das mulheres, corporiza tudo o que há de bom e de autêntico na mulher,como atributos genuinamente peculiares à nós, como beleza juvenil, a maternidade, a emoção, a alegria dentre tantos outros. Hator, em sua forma de adoração, apresenta-se como uma mulher com chifres de vaca e um disco solar na cabeça, ou simplesmente uma vaca, ainda tem uma serpente e o corvo que entram na composição dos emblemas que acompanham esta imagem. Mas, por quê uma vaca? Como uma mulher que é o símbolo da beleza pode ser comparada a uma vaca, você deve está a se perguntar, mas, explico: Como vaca, a Deusa apresentava seu aspecto de terna Mãe, com uma simbologia que os egípcios tinham desse animal e do terneiro(a cria da vaca, o bezerro), e que estava expresso na palavra "ames", ou seja, mostrar preocupação pelo outro,o que era escrito nos hieróglifos como signo final de uma vaga girando a cabeça para lamber o terneiro enquanto esse mamava. Deusa do céu, Hator ou Hathor- em egipcio significa a "morada de Horus", o Deus Sol, ou Rá.
Haton, a filha de RÁ (Google imagens)
Por ser uma Deusa muito aceita em territórios estrangeiros, os egípcios a associavam com as viagens ao estrangeiro e pediam sua benção quando viajavam. Por isso que hoje, exponho aqui uma oração para proteção aos viajantes em suas idas e vindas. Lembrando que se viajarem aos Egito, não deixem de visitar a cidade de Dendera, onde está situado o mais preservado entre os muitos templos egípcios. Foi construido em I a.C, pelo rei Petolomeo VIII e a rainha Cleopatra II, no entanto alguns outros monarcas da Época Greco-romana, acrescentaram elementos arquitetônico e decorativo ao templo.
O templo foi dedicado a Hathor,e segundo alguns documentos encontrados data do tempo do Antigo Reino sobretudo o reinado de Queops. Havia outro templo construído no reinado de Pepi I da disnastia VIu, mas o atual foi construído entre 125 e 60 a.C.

Templo de Hathor-Egito (Foto de Facinio Egito)
Mas, eu estava a escrever sobre essa relação de Hathor, da Deusa da beleza, com os viajantes, por isso exponho aqui o ritual sugerido pelos que a veneravam e a veneram, como uma curiosidade do dia dia de hoje:
"Antes de sair, escolha algo que recorde sua casa, mas que possa carregar com facilidade. Pode ser uma flor seca do seu jardim ou até mesmo uma colher pequena de cafezinho, por exemplo. Escolha algo pequeno que pertença a sua casa ou ao seu jardim.Na manhã de sua viagem escolha um momento tranqüilo, tome o objeto em suas mãos e diga as seguintes palavras:"Hator, em minha viagem levarei um pedaço de meu lar. Deixa-me desfrutar do passeio, porém traga-me de volta são e salva."Ponha seu objeto de recordação bem seguro dentro da sua bagagem de mão. Se sentir que tem saudade de sua casa, tome o objeto e pede para Hator que renove seu entusiasmo pela viagem."


Fontes: Google, Fascínio Egito,Antigo Egito


2 comentários: